Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Projeto ensina música clássica em comunidade rural de Santa Catarina

26.12.2012
11:01
FONTE: Globo Rural

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A música clássica chegou a uma pequena comunidade rural no município de São Pedro de Alcântara, em Santa Catarina, e encontrou diversos admiradores. Crianças e adolescentes aprendem a tocar os instrumentos num projeto chamado Educando com Música, da Camerata Florianópolis.

De Florianópolis a São Pedro de Alcântara são aproximadamente 40 quilômetros. Parte do caminho até a comunidade Santa Filomena é de chão batido. São mais dez quilômetros. Esse é o trajeto percorrido pelos professores de música três vezes por semana. O caminho das crianças também é longo.

Depois que os alunos se apaixonaram pelas aulas de piano, viola, violoncelo e violino, nenhuma desculpa parece boa o suficiente para faltar. Essa corrente musical contagiou parentes, amigos e a vizinhança inteira.

O maestro é rigoroso. Uma vez por semana os alunos têm aula de orquestra. Eles são preparados para tocar em grupo e fazer apresentações diante do público. São realizados pelo menos cinco espetáculos por ano.

Atualmente, 42 alunos, com idades entre seis e 18 anos, participam de graça das aulas de música com a Camerata Florianópolis.


IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO