Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Projeto Soja Brasil começa a primeira etapa da caravana em Mato Grosso

18.11.2014
11:53
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O Projeto Soja Brasil fará passagem especial por Mato Grosso entre 24 de novembro e 7 de dezembro. Será a primeira etapa da Caravana Soja Brasil, com uma agenda de capacitação planejada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). A programação inclui atendimento aos produtores para auxiliá-los sobre o Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) e o lançamento de um Programa de Agricultura de Precisão.
 
"Estamos muito animados com a realização do Soja Brasil em nosso estado. Nesse ano, além de colocarmos nossos instrutores a disposição para orientar o produtor rural sobre como fazer o Sicar, também vamos  lançar o Programa de Agricultura de Precisão durante a Caravana. Vamos ter palestras sobre a importância desta tecnologia para aumentar a produtividade em todos os municípios", ressalta o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho.
 
Os encontros ocorrerão na carreta do Canal Rural, que é equipada com sala de vídeos. A Expedição Soja Brasil, que é formada por  uma equipe de jornalistas com a missão de divulgar o o andamento da safra de soja também integra o projeto. Esta equipe chegou em Cuiabá nesta segunda-feira (17) e nas próximas três semanas estará rodando o estado e produzindo matérias sobre o desenvolvimento do plantio. Pela primeira vez, a caravana e a expedição estarão juntas, cumprindo agendas no mesmo estado.
 
Agenda Caravana 
A Caravana Soja Brasil abre sua série de atividades em Primavera do Leste (MT), cidade que recebe edição do Fórum Soja Brasil com o tema Manejo de Resistência de Fungicidas: Vazio Sanitário x Ferrugem Asiática. O fórum terá transmissão ao vivo pelo Canal Rural e pelo site C2Rural (www.c2rural.com.br), a partir das 20 horas (horário de Brasília) da segunda-feira (24.11), diretamente do auditório do Sindicato Rural do município.
 
Participarão do painel técnico os fitopatologistas Maurício Meyer (Embrapa Soja), José Tadashi (Tadashi Agro) e Erlei Melo Reis (OR Melhoramento de Sementes) e Fabiano Siqueri, do Departamento de Proteção de Plantas da Fundação Mato Grosso, entre outros especialistas. O presidente da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), Almir Dalpasquale e o presidente da Aprosoja-MT, Ricardo Tomczyk, farão a abertura do Fórum.
 
Os telespectadores podem participar enviando perguntas pela fanpage da emissora no Facebook (facebook.com/canalrural), ou usando o Whatsapp, pelo número (11) 98524-0073. Quem estiver assistindo também poderá interagir pelo chat do C2rural.
 
Depois de Primavera do Leste, a caravana leva a agenda técnica para Campos de Júlio, Sapezal, Campo Novo dos Parecis, Tangará da Serra, Nova Mutum, Tapurah, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Vera. No total, serão 1,4 mil quilômetros rodados, com passagem por 10 cidades em 14 dias de viagem. No roteiro, o público assistirá também a palestras técnicas de patrocinadores do Projeto Soja Brasil. Na primeira semana, haverá edições especiais ao vivo do programa Mercado & Cia das 12h20min, com apresentação do jornalista João Batista Olivi.
 
Em todos os municípios haverá um atendimento sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), com computadores à disposição na carreta do Canal Rural para que os agricultores da região possam tirar suas dúvidas sobre o tema de maneira prática. Também serão realizados nos municípios lançamentos da qualificação de Agricultura de Precisão do Senar-MT.
 
As palestras serão ministradas pelos agrônomos Alan Costa, doutor em Ciências do Solo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFMS) e CEO da empresa Drakkar Agricultura de Precisão; e Carlos Henrique Augusto, formado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, e coordenador de Agricultura de Precisão na Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia. Um dos temas do programa é a tecnologia embarcada, dirigida a produtores, gerentes, coordenadores e operadores de máquinas agrícolas.
 
Expedição Soja Brasil 
Uma das equipes de reportagem do Canal Rural retorna a Mato Grosso com a Expedição Soja Brasil para acompanhar a caravana e o desenvolvimento da lavoura. Na primeira viagem da expedição ao estado, em outubro, o cenário encontrado era pouco otimista, com falta de chuvas e baixo desenvolvimento da safra.
 
Haverá cobertura diária dos eventos nos programas Mercado&Cia (edições das 12h20min e 18h30min) e Rural Notícias (19h), às segundas, quartas e sextas-feiras. O público poderá acompanhar toda a agenda e cobertura desta etapa no site especial do projeto (www.projetosojabrasil.com.br) e no blog Soja Brasil (www.blogs.ruralbr.com.br/sojabrasil).
 
Informações podem ser obtidas por meio da tecnologia mobile. O aplicativo Soja Brasil está disponível e gratuito para download em smartphones e tablets, com notícias e dados importantes como clima e cotações.
 
Projeto Soja Brasil 
A terceira edição do projeto Soja Brasil tem acompanhado o desenvolvimento das lavouras nos principais estados produtores do país. Desde julho, a realidade da safra brasileira vem sendo discutida em reportagens, programetes, programas técnicos e Fóruns. A Caravana já passou por Goiás, Paraná e Mato Grosso do Sul e as equipes da Expedição do Soja Brasil visitaram Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
 
O Soja Brasil tem coordenação técnica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e consultoria de Safras & Mercado. A iniciativa tem o patrocínio de Basf e Mitsubishi Motors. O apoio é de Intacta, Yara Brasil Fertilizantes e MAN Latin America. A etapa de Mato Grosso do Projeto Soja Brasil é uma realização do Canal Rural, da Aprosoja Brasil, da Aprosoja-MT e do Senar-MT, com o apoio local dos sindicatos rurais dos municípios que estão na rota da caravana.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO