Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Projeto Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono avalia fazendas em MT

07.07.2015
12:12
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Conhecer sistemas sustentáveis de produção de suínos para avaliá-los com vistas à disseminação de alternativas economicamente viáveis para o tratamento de dejetos na suinocultura, como recomenda o Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC). Com esse objetivo, a equipe de consultores do Projeto Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono, desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), visitou propriedades e empresas em Mato Grosso.

Os consultores visitaram os municípios de Vera, Sorriso, Ipiranga do Norte, Lucas do Rio Verde e Tapurah, na última semana, e conheceram diferentes meios de utilização de biogás, compostagem e aproveitamento de dejetos animais.

A primeira visita foi à Fazenda Nutribras Alimentos, em Vera. A empresa se destaca em MT pela utilização de biodigestores para manejo de efluentes e produção de suínos em sistema autossustentável. São 15 biodigestores, 100% utilizados. Ao todo, são gerados 600 Kwa que produzem até 80% de energia via biogás.

Biodigestores
A Fazenda Seis Amigos, em Tupurah, também visitada pelos consultores, tem uma área de 1.374 hectares, com 13.500 matrizes. Todo o dejeto suíno produzido na propriedade passa por biodigestores antes de ir para a lavoura. A fazenda distribui 100% dos dejetos nas pastagens por meio da fertirrigação, com malhas ou aparelhos autopropelidos, o que diminuiu o uso de adubação química.

Em Ipiranga do Norte, os consultores visitaram as fazendas São Roque e Mano Júlio. A São Roque utiliza o biofertilizante para as pastagens em sistema de pastejo rotacionado na bovinocultura de corte. A Mano Júlio possui 23 núcleos de terminação (300 mil cabeças por ano), quatro motores de geração de energia e sete carretéis de fertilização.

Todo o trabalho e a produção da Fazenda Mano Júlio é integrado a um sistema linear voltado para a sustentabilidade ambiental: reaproveitamento dos dejetos animais, biodigestão, produção de biofertilizantes, fertirrigação e preservação de APPs.

Projeto
O Projeto Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Cooperativismo do Mapa, com apoio do IICA, tem o objetivo de, ao longo de um ano, avaliar e disseminar alternativas economicamente viáveis para o tratamento de dejetos na suinocultura.

Por isso, estão sendo realizados levantamentos no Brasil e no exterior de modelos de tratamento, seguidos da avaliação econômica de cada um deles. Os modelos viáveis serão difundidos pelo projeto por meio de workshops nas principais regiões produtoras do Brasil.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO