Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Próxima safra pode ser de baixa rentabilidade para sojicultores de MT

01.08.2014
09:33
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Ricardo Tomczyk, da Aprosoja-MT,  durante abertura do 9º Circuito Aprosoja

O cenário é de rentabilidade apertada para a próxima safra de grãos em Mato Grosso. Essa é a principal preocupação dos produtores mato-grossenses de soja e milho do estado que participaram do lançamento do 9º Circuito Aprosoja. O evento, que ocorreu na noite desta quinta (31) em Cuiabá, inaugura um ciclo de palestras que vai percorrer 22 municípios do interior do estado e abordar temas que vão de mercado a liderança.

Com a característica de promover discussões para auxiliar no planejamento da safra, o Circuito acontece neste ano em agosto e setembro. Para o sojicultor Antônio Galvan, de Sinop, a 503 quilômetros de Cuiabá, os debates vão subsidiar os produtores na tomada de decisão para as próximas safras. O município será um dos atendidos pelo evento neste ano. “Sempre tem uma novidade de mercado, sobre o que vem acontecendo. É o momento que pode ser passado para os produtores”, afirma.

Diante de um futuro incerto e de preços baixos para a saca de soja e milho, os produtores falam em ter cautela com os investimentos. Segundo Antônio Galvan, o bushel de soja tem alcançado o preço de US$ 10 na Bolsa de Chicago para contratos para o ano que vem, em vista dos US$ 14/bushel do ano passado.

“O preço da soja era bom, mas desacelerou especialmente por conta da promessa de grandes safras norte americanas. Em Mato Grosso, sempre temos um aumento de área que está evoluindo muito rápido, inclusive sobre áreas de pastagens. Que o produtor esteja ciente e preparado de que tem a tendência de ser um ano problemático ao setor”, diz.

Na opinião de Silvésio de Oliveira, produtor em Tapurah, a 414 km de Cuiabá, a baixa comercialização futura da próxima safra deixa os produtores de soja e milho ainda mais apreensivos, já que são as principais culturas do estado.

“Os custos de produção ainda não foram travados e isso preocupa todo o setor. Com o custo de produção alto, hoje a única coisa que nos salvaria é uma pequena desvalorização do dólar. Isso traria uma maior valorização do produto no mercado interno”, analisa.

Um dos pontos que mais pesam no custo de produção é a falta de opção de modais para escoamento da produção mato-grossense, de acordo com o presidente da Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Ricardo Tomczyk. “O custo em Mato Grosso é o maior do mundo por conta do modal rodoviário sem concorrência, isso nos tira grande parte da competitividade”, ressalta.

A solenidade de abertura na capital mato-grossense foi acompanhada por lideranças do agronegócio e produtores rurais. O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, confirmou, durante o evento, a realização de leilões de Pepro para facilitar o escoamento do milho. 

Academia participa

Nesta edição, o Circuito Universitário ocorrerá em dez municípios paralelamente ao Circuito Aprosoja e será direcionado a estudantes de graduação de cursos de Agronomia, Direito, Administração, Economia, Marketing. Universitários e técnicos vão discutir “As Oportunidades do Novo Mato Grosso”.

O primeiro município a receber o Circuito Aprosoja após o lançamento na capital é Jaciara, a 126 km de Cuiabá. A expectativa é reunir 5 mil participantes em todas as etapas do evento. No ano passado, 4,8 mil pessoas participaram do Circuito Aprosoja 2013.

O Circuito Aprosoja é realizado pela Aprosoja-MT e Serviço Nacional da Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO