Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Quase no fim, plantio de soja chega a 93% da área em MT, diz Imea

22.11.2014
07:17
FONTE: Agrodebate

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O plantio de soja em Mato Grosso se aproxima do final. Com um leve atraso na comparação com o ano anterior, o estado atingiu nesta semana 93% da área total de 8,8 milhões de hectares. Segundo o informativo semanal de semeadura do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o avanço do plantio no estado fez diminuir o atraso de 9 pontos percentuais na semana passada (84,1% da área plantada) para 4 p.p. na semana atual com relação ao mesmo período em 2013. Neste mesmo período no ano passado, 97% da área de 8,3 milhões de hectares já havia sido cultivada.

Na principal região produtora do estado, a Médio-norte, nesta mesma semana de novembro do ano passado, já havia sido plantada toda a área esperada para a região, que este ano deve semear cerca de 3 milhões de hectares. A região já semeou aproximadamente 97% de toda a área.

A região Centro-sul, onde ficam os municípios de Diamantino e Tangará da Serra, o acompanhamento de semeadura do Imea, divulgado nesta sexta-feira (21), registrou o maior avanço no estado. Com o percentual de 97,5% da área de 641,6 mil hectares estimados para a safra 2014/15. O valor representa atraso de apenas 1,8 pontos percentuais, quando comparado à mesma semana de 2013, quando haviam sido semeados 99,3%.

Na região Nordeste, o plantio atingiu 78% nesta semana, pois os trabalhos na semeadura tradicionalmente começam mais tardiamente. A maioria dos municípios da região só começou a semeadura em meados de outubro. Gaúcha do Norte, por exemplo, semeou apenas 70% da área de 162 mil hectares estimados pelo Imea para esta safra. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, a região Nordeste registrava 84% da área semeada.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO