Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Receita de exportação de couro bate recorde em março, diz CICB

18.04.2014
06:10
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

As exportações brasileiras de couros e peles alcançaram, no mês de março, o valor total de US$ 252,555 milhões, disse nesta quinta-feira (17) o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), baseado em dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). A receita representa um recorde e crescimento de 31,9% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram exportados US$ 191,490 milhões.

Segundo o CICB, quanto à quantidade de couros, considerando somente os couros bovinos, em março foram embarcadas 3,226 milhões de unidades, um aumento de 14,3% em relação a março de 2013, cujo total foi
de 2,822 milhões, disse.

Em nota, a entidade disse que apesar do crescimento, há uma preocupação em torno da atividade, em função da redução das compras feitas pela Itália, em 12% desde o início do ano. Este país é a segunda maior nação compradora de couro do Brasil.

O centro atribuiu o fato como consequência de "fatores pontuais", segundo seu presidente José Fernando Bello. Para o gestor, a não prorrogação do Reintegra (Regime de Reintegração de Créditos Tributários para Empresas Exportadoras) diminuiu o potencial do Brasil frente aos seus principais concorrentes internacionais, bem como o novo patamar do câmbio, que prejudica a competitividade das empresas.

Este programa foi criado para compensar resíduos tributários nos embarques internacionais. Consistia na geração de um crédito à empresa exportadora, equivalendo a 3% da receita de venda dos produtos acabados.

A entidade afirmou ainda que a exclusão do país do Sistema Geral de Preferência da União Europeia (SGP) também está contribuindo para a redução de vendas para a Itália e países vizinhos. Desde janeiro o país não faz mais parte.

“Por outro lado, estamos incrementando a venda para países asiáticos, como Vietnam e China”, afirma Bello.
 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO