Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Reino Unido perde nota máxima dada pela S&P após vitória da Brexit

27.06.2016
15:32
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P) cortou nesta segunda-feira (27) a nota de crédito do Reino Unido, citando como motivo as incertezas geradas pelo referendo que decidiu pela saída da União Europeia (Brexit).

O rating soberano do Reino Unido perdeu nota máxima "AAA" na escala da agência, e passou a ser avaliado como "AA", com perspectiva negativa. A nota em moeda local de longo prazo também foi rebaixada para AA.

"Em nossa opinião, este resultado (da consulta popular) é um evento fundamental que levará a um marco político menos previsível, estável e efetivo no Reino Unido", afirmou a agência em comunicado.

Segundo a agência, a perspectiva negativa reflete o risco futuro das "perspectivas econômicas" britânicas, assim como "o papel da libra esterlina como moeda de reserva", acrescentou a S&P.

Na sexta-feira, a agência de classificação de risco Moody's cortou a perspectiva do rating do Reino Unido para "negativa" ante "estável", mas manteve a perspectiva "estável" para a nota de crédito da União Europeia (UE) após o referendo que optou pela saída britânica do bloco.

Brexit

Os britânicos decidiram em referendo deixar a União Europeia (UE), em uma decisão histórica, com potencial para mudar o rumo da geopolítica mundial pelas próximas décadas. A opção de "sair" venceu a de permanecer no bloco europeu por mais de 1,2 milhão de votos de diferença.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO