Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Revista de circulação nacional publica reportagem sobre avanços de Nova Mutum

11.09.2014
12:08
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A revista Dinheiro Rural, especializada no setor do agronegócio, publicou nesta edição de setembro uma reportagem especial sobre os municípios do Brasil que obtiveram maior crescimento no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre 1991 e 2010 conforme estudo inédito realizado pela consultoria Kleffman de Valinhos – SP. A matéria, produzida pelo jornalista Bruno Santos e equipe, compõem a séria de reportagens denominada Desafio 2050 e demonstra como Nova Mutum se tornou um dos municípios brasileiros com melhor IDH do País.

Dados da consulta expuseram mais uma vez que Nova Mutum vem crescendo acima da média nacional. A cidade alcançou 115% de crescimento em seu Índice de Desenvolvimento Humano. Números expressivamente superiores a maioria dos municípios que também se destacaram, obtendo crescimento médio de IDH de 76%.

O levantamento é puxado pelo agronegócio e industrialização, setores fortes e consolidados na economia local, ambos fomentam a cadeia produtiva, geração de emprego e resultam em melhor qualidade de vida de toda população.

O texto remete o leitor a histórias de produtores que acreditaram no potencial do cerrado mato-grossense ainda na década de 70, estimulando a migração de milhares de pessoas, maioria vindas da região Sul. Com o passar do tempo e a evolução tecnológica, mas, principalmente pela força de vontade dos pioneiros a Revista Dinheiro Rural batiza Nova Mutum como “Cidade Agrícola” como sendo um grande centro econômico com distribuição e aplicação de recursos em vários setores, com ênfase na educação e saúde.

Produtor rural e um dos principais responsáveis pelo ‘boom’ do crescimento de Nova Mutum, o Prefeito Adriano Pivetta, ganhou destaque na edição de setembro da revista pelos investimentos em Educação que resultaram no baixo nível do analfabetismo, “Aqui nosso objetivo é formar e capacitar os jovens ao mercado de trabalho, evitando sua migração a outras cidades no futuro”. disse.

A reportagem destacou ainda a implantação de uma escola técnica (Senai) com cursos profissionalizantes, em breve construída em Nova Mutum, a implantação da rede de cursos superiores de ensino, para fortalecimento da geração de emprego e mão de obra qualificada.

Outro destaque foi o ousado e moderno programa de Gestão em Saúde que está interligando todo o sistema público, cadastramento de 100% dos pacientes.

Produzida em agosto a entrevista traz também a analise de homens do campo da nossa cidade. A íntegra da reportagem já está disponível no portal on-line da prefeitura (www.novamutum.mt.gov.br).

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO