Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

RJ era o maior produtor de petróleo e gás natural do país em 2014, diz IBGE

23.06.2016
10:31
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O Rio de Janeiro era o maior produtor de petróleo do país em 2014 com 68,4% do total produzido no país, mostrou a pesquisa Logística de Energia 2015 – Redes e Fluxos, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quinta-feira (23). Esse percentual é quatro vezes mais maior do que o observado no segundo colocado, o Espírito Santo (16,3%), no mesmo ano.

São Paulo era o terceiro maior produtor no período, com 7,2%. Ainda de acordo com o IBGE, os outros estados produtores somados concentravam 8,1% do total de petróleo produzido no Brasil.

O estado do Rio de Janeiro também se destacou na produção de gás natural, com 34,8%, mais do que o dobro do que o Espírito Santo, que ocupa a segunda colocação extraindo 14,9%. De acordo com o instituto, os estados do Amazonas e São Paulo detêm “produções significativas” com 14,7% e 13,1%.

“O padrão geográfico é muito determinado pelas condições técnicas e naturais. Isso tem um lado obvio, que só dá para tirar petróleo onde tem petróleo. Só que no lado da energia elétrica, a localização da geração também segue as bacias hidrográficas que tem potencial, tem condições técnicas para acontecer”, analisou o gerente da pesquisa, Marcelo Mota.

Em relação a 2013, houve um crescimento da produção de petróleo no estado do Rio de Janeiro de 5,86%, e gás-natural, 10,91%, segundo o Anuário Estatístico Brasileiro de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis 2015, da Agência Nacional de Petróleo (ANP).

O propósito do levantamento foi mapear os recursos energéticos do país, utilizando as informações públicas disponíveis pelas agência para produzir um panorama geográfico da energia, informou Bruno Dantas, responsável pela pesquisa.

92,5% do petróleo no mar

A produção de gás, no entanto, era um pouco menos concentrada no mar do que a de petróleo, analisou a pesquisa. Eram 73,3% de origem marítima e 26,7% de produção em terra. O pré-sal representava 19,6% do total extraído no país, ou 31,9 bilhões de metros cúbicos.

Já o petróleo tinha 92,5% do seu volume produzido em ambiente marinho e 7,5% no continente.

Em termos absolutos, porém, 841 poços produtores de petróleo e gás natural estavam situadas no mar enquanto 8.263 estavam no continente.

Cresce pré-sal

O levantamento mostrou o crescimento da participação do pré-sal na produção de petróleo, que havia chegado a 21,9% em 2014, apesar da descoberta e regulação da exploração nesa camada ser "relativamente recente".

"Entretanto, esta produção vem aumentando significativamente nos últimos anos, chegando a 179 milhões de barris em 2014", ressaltou a pesquisa.

“Está em crescimento, chegou a 20% da produção do petróleo e a tendência é de aumentar a participação do petróleo, da produção”, afirmou o gerente, que acrescentou ainda que a pesquisa observou o pré-sal “citou a mesma área onde estão as jazidas de petróleo: litoral do Rio de Janeiro, basicamente. Em termos geográficos, não causa muita diferença. Toda a estrutura de extração e transporte é basicamente a mesma [da produção de petróleo total]”.

O Brasil não é autossuficiente na produção de derivados de petróleo, contudo, conforme mostrou o levantamento. A importação líquida foi, em média, 47,6 mil metros cúbicos por dia em 2014. O indicador de dependência externa de petróleo e seus derivados foi de 7% neste ano.

Refinarias

Ainda segundo a pesquisa, a distribuição de refinarias no Brasil era desigual no ano. O Brasil possuía 17 refinarias, sendo que cinco delas estavam no estado de São Paulo, que concentrava 39% da capacidade de refino do país.

Os estados da Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul possuíam duas refinarias cada um, sendo a capacidade de refino do país chegando a 16,1%, 10,9% e 9,3%, respectivamente. O Centro-Oeste não possui refinaria, e o Norte tinha apenas uma, em Manaus, no Amazonas.

Etanol

O levantamento mostrou ainda que São Paulo é o estado (48,2%)com maior capacidade produtiva de etanol, concentrada no interior do estado, onde ocorre a principal área de plantão de cana-de-açúcar do país.

Minas Gerais e Goiás concentravam “parte significativa da produção”, com 10% de participação, informou o IBGE, que acrescentou ainda que Mato Grosso do Sul detinha 8,3%, enquanto o Paraná, 6,1%, Mato Grosso, 4,1%, Alagoas, 2,8%, Paraíba, 1,3% e Espírito Santo, 1,2%.

“Uma observação é a localização da matéria prima. A produção de etanol é muito próxima das áreas produtoras de cana-de-açúcar e toda a infraestrutura de distribuição vai se localizar no mercado consumidor, que é o centro sul do país e grandes capitais. Essa infraestrutura tende a ser mais rarefeita no notes principalmente no Norte no país e principalmente no Sul”, analisou.

Biodiesel

Ainda de acordo com a pesquisa, o biodiesel é produzido no país predominantemente por meio do óleo de soja, “que contribui para 76,9% do total das matérias-primas utilizadas na produção”. A capacidade de produção mostrava maior expressão nos estados do Rio Grande do Sul (27,3%) e Mato Grosso (23,4%).

Energia: eólica cresce 460% em 4 anos

A geração eólica cresceu aproximadamente 460%, de 2010 a 2014, passando de 2.177 para 12.210 Gigawatts (GWh) anuais. No entanto, de acordo com a pesquisa do IBGE, “a participação dessa fonte ainda é baixa, representando 2,1% do total da geração.

Concentram-se principalmente no Nordeste, em especial no Rio Grande do Norte (31,3%), Ceará (23,4%) e no interior da Bahia (16,9%).

Já a geração fotovoltaica (energia elétrica a partir da luz do sol) é apenas residual, participando com menos de 1% do total.

A pesquisa mostrou ainda que a geração de energia hidráulica correspondeu a 63,2% do total da geração na matriz energética do país em 2014, com 373.439 GWh, mostrou o levantamento.

Ainda segundo a pesquisa, em todo território nacional existem 367 centrais geradoras de hidroelétricas (até 3 Megawatts – MW) ou 0,2% da geração total, 459 pequenas hidrelétricas em operação (entre 3 a 30 MW), ou 94,9% da potência. Elas estão concentradas nas regiões de integração eletro energética Centro-Oeste/Sudeste e Sul.

“Apesar de ter esse determinante natural, a logística da energia do país não está separada da estrutura econômica, que são os consumidores dessa energia. Não só a atividade econômica como também a distribuição da população”, disse Marcelo Motta.

“Tem o lado da rede distribuição. O sistema interliga praticamente todo território nacional. Se comparar com os Estados Unidos, que é território com tamanho semelhante, eles não têm sistema interligado, têm três sistemas que não se comunicam, e o Brasil já tem um sistema de nível nacional”, concluiu.

De acordo com ele, os números de linhas de subestação é maior no Sudeste e tem área entre Goiás e Tocantins. "Há um certo afunilamento da rede na região que faz intermediação entre Norte e Nordeste, e Sul e Sudeste. (...) A rede é mais densa no Sudeste do que no restante do país".

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO