Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Sebrae-MT aposta na cadeia produtiva do leite

07.10.2013
20:53
FONTE: Assessoria/Cátia Alves

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Presente em grande parte das pequenas propriedades rurais, a cadeia produtiva do leite vem crescendo consideravelmente no Brasil e em Mato Grosso. Atravessando grandes desafios relacionados à qualidade do produto, o Sebrae-MT trás aos produtores de leite, cooperativas, laticínios, associações, sindicatos e empresários, o I Encontro da Cadeia Produtiva do Leite, nos dias 10 e 11 de outubro, no Centro de Eventos do Pantanal, das 07h30 às 18 horas.

O encontro tem o objetivo de promover a integração entre todos os elos da cadeia produtiva do leite e transferir conhecimento por meio de palestras, visita a campo, exposição de máquinas e equipamentos para os setores da indústria, transporte e produção. Durante o evento, será apresentado o PAS Leite (Programa Alimentos Seguros para a Cadeira Produtiva do Leite), que aprimora a produção do leite e derivados com qualidade e segurança.

A organização do evento espera receber cerca de 500 participantes nos dois dias, incluindo caravanas dos municípios do Norte e Médio Araguaia, Portal da Amazônia, com 350 pessoas.

Aureliano da Cunha Pinheiro, gestor do projeto Balde Cheio e organizador do evento, fala da importância do encontro. “Há uma necessidade de mudança em alguns conceitos. Existe uma grande potencialidade na produção de leite no estado, e esse potencial não está sendo visto como deveria. Mato Grosso ainda tem uma atividade muito tradicionalista, fora do contexto das necessidades da indústria. Além disso, esse quadro não contribui para uma consolidação do setor no estado”, destaca, acrescentando que o encontro trará ao público novas tecnologias, a melhor maneira de aplicá-las e como ter qualidade no produto final.

No primeiro dia, 10, serão dadas sete palestras com os temas: Tendências e cenários para o leite no mundo e Brasil; Leite bom  é com qualidade (PAS Leite); A experiência da cadeia produtiva do leite em Quebec – Canadá; Produzindo com tecnologia e qualidade – produção de leite na Nova Zelândia; De pai para filho: A sucessão familiar no campo; Assistência Técnica como Diferencial Competitivo; e Produção e renda com sustentabilidade.

Dia de campo
No dia 11, haverá um Dia de Campo, no Haras Dourado, em Rondonópolis, com clínicas tecnológicas e apresentação de caso de sucesso.

Os trabalhos começam às 8 horas com clínicas tecnológicas sobre alimentação com pastagens irrigadas, com foco na fertilidade dos solos, no período das águas e de seca. Outros temas são alimentação com cana-de-açúcar no período seco; cria e recria de bezerros e novilhas utilizando o quadro de crescimento; manejo reprodutivo, utilizando o quadro de controle reprodutivo. Haverá ainda demonstração de resultados com foco na estruturação do rebanho e apresentação dos resultados nas propriedades menores.

Finalizando a programação, serão apresentados 4 casos de sucesso do programa Balde Cheio em Mato Grosso, das regiões Noroeste, Norte Araguaia, Portal da Amazônia e Baixada Cuiabana-Vale do São Lourenço.

As inscrições para palestras e Dia de Campo podem ser feitas antecipadamente pelo telefone 0800 570 0800 ou no dia do evento, no Centro de Eventos do Pantanal.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO