Mato Grosso, 27 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Seca nos EUA pode impulsionar forte alta dos alimentos, diz instituto internacional

29.05.2012
02:45
FONTE: Notícias Agrícolas

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Como explicou Rijsberman, atualmente os EUA são os maiores produtores mundiais de milho e os preços estão estreitamente ligados ao clima no cinturão produtivo norte-americano. A maior parte do milho negociado é utilizado na fabricação de ração e, caso a expectativa a produção nãos se confirmar, mais trigo de qualidade inferior será destinado à alimentação de animais, restringindo a oferta do grão para consumo humano. Esse fator poderia incentivas uma alta dos preços da commodity, portanto. 

"Acreditamos que a produtividade do milho no Meio-Oeste pode não ser suficiente para a demanda por ração e isso deve provocar alta nos preços. O sistema de produção de alimentos é tão interligado que a inflação deve afetar a todos os países. As pessoas vão pagar por essas altas, e os mais vulneráveis são os habitantes de países em desenvolvimento", disse o diretor do CGIAR. 

Na primeira metade do ano passado, a inflação dos alimentos registrou altas recordes por conta das preocupações com a oferta global de cereais, cacau e açúcar. Frank Rijsberman disse ainda que essa última alta dos alimentos acabou "empurrando" 44 milhões de pessoas na África e na Ásia para a pobreza, uma vez que nos países em desenvolvimento os gastos proporcional da população com alimentos é maior. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO