Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Seca prejudica produção agrícola e leiteira de São Paulo

24.07.2014
14:49
FONTE: Globo Rural

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A seca está prejudicando a produção agrícola em São Paulo. Na região de Barretos, a banana, a laranja e o milho são as culturas mais afetadas.

A estiagem prolongada frustrou a expectativa de uma boa safra de banana nanica no sítio de João Taveira. Ele tem 120 pés plantados em Barretos, no nordeste de São Paulo, mas parte da lavoura está seca.

A situação se repete na maioria dos sítios dos 700 pequenos agricultores da região. As folhas do pomar estão ressecadas e as laranjas, apodrecendo antes da colheita. Paulo Faioto pretendia colher 16 mil caixas da fruta, mas agora a previsão é pessimista. “Teremos prejuízo em torno de 30% na produção de laranja”, diz.

Para não perder completamente a produção, uma parte teve que ser irrigada. Nessa parte da lavoura, as folhas estão mais verdes, maiores, e a fruta, praticamente tem o dobro do tamanho se comparada com as que estão na parte seca. O problema é que o sistema de irrigação encarece os custos para o produtor. O equipamento custou R$ 60 mil e irriga o pomar três vezes por semana, medida de emergência na área que sofre com a seca.

Do início do ano até agora, choveu apenas metade do esperado para o período e as lavouras de milho também não se desenvolveram e a colheita está comprometida.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO