Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Seca prejudica produção de mel no PI e já há falta do produto no mercado

08.04.2014
08:51
FONTE: Globo Rural

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Apesar da chuva em algumas regiões do Piauí, os apicultores do estado ainda sentem os reflexos da estiagem dos últimos anos. No município de Simplício Mendes, a produção de mel caiu 80%.

A criação de abelhas já foi um negócio mais atrativo para Lurimar Reis. Desde o ano passado, ele sente os efeitos da seca no apiário, que mantém no município de Simplício Mendes, a 400 quilômetros de Teresina.

A estiagem na região fez com que 85% das colmeias do município fossem perdidas. Para salvar as abelhas que restaram, muitos criadores tiveram que migrar as colmeias para regiões onde havia alimento e o resultado é a queda na produção familiar do mel.

O reflexo da falta de mel já é sentido nas cooperativas que beneficiam o produto. Em uma delas, as máquinas estão paradas há algum tempo e o mel que chega não é suficiente para atender a demanda dos compradores.

A Cooperativa Mista de Apicultores de Simplício Mendes recebe mel de 10 municípios. O beneficiamento é feito em máquinas, algumas foram doadas, outras adquiridas pela entidade, mas parte dos aparelhos vem sendo subutilizada, porque nos últimos três anos, o beneficiamento do mel caiu em cerca de 80%.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO