Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Secretário afirma que Nova Mutum segue na contra mão da recessão econômica do País

09.09.2014
07:33
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O recente resultado apresentado pela Federação das Indústrias do Rio Janeiro, Firjan, apontando Nova Mutum como a 4ª cidade com melhor Índice de Desenvolvimento Municipal (IFDM), de Mato Grosso, é visto como um novo divisor de águas no cenário econômico Matogrossense. O índice obtido é de 0.8071, 4ª posição no Estado e a 274ª nacionalmente.

A visão que parte do secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Romário Limberger Júnior, ressalta sentido contrário aos resultados negativos recentemente apresentados sobre a economia nacional. “Esse crescimento positivo é esperado, com bases em nossas análises aliado ao nosso plano de governo podemos prever uma continuidade nesse crescimento. Esse resultado da Federação mostra que Nova Mutum está na contramão do cenário nacional, que vem apresentando índices negativos em setores como indústria e comércio”, destaca.

Dentre os destaques alcançados por Nova Mutum está o expressivo crescimento econômico. No primeiro semestre deste ano 90 empresas foram abertas no Município, média de 11 por mês. Pólo do agronegócio no Estado, a cidade possui atualmente 2 mil e 500 estabelecimentos em atividade. Salto de 50% nos segmentos de comércio e prestação de serviço, em comparação ao ano de 2009, onde o registro foi de 1 mil 144 empresas instaladas.

“Esse crescimento traz consigo um detalhe, a falta de mão de obra qualificada. Por conta disto já firmamos parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Senai-MT, para a construção de uma unidade que irá acesso ao ensino técnico para 1 mil e 200 estudantes em cursos como Eletroeletrônica, Tecnologia de Informação, Operação de Máquinas e Equipamentos Agrícolas, Vestuário e Construção Civil”, destaca Romário.

A obra que começa ainda este ano terá 4.824 m², e atenderá oito municípios da região.

Dentre os reflexos deste crescimento econômico está o aumento na arrecadação municipal, onde os impostos já foram revertidos em obras. Os recursos do Imposto Predial e Territorial Urbano, IPTU, de 2013, foram aplicados na construção de um novo complexo escolar, localizado na região oeste da cidade. Ele irá atender a mais de mil e duzentos alunos e segue sendo construído. Outro destaque é a aplicação do IPTU 2014, recurso destinado a execução do Plano Avança Nova Mutum, composto por 12 grandes obras de infraestrutura e mobilidade urbana, que prioriza desde a educação até os serviços urbanos da cidade.

Nova Mutum também é destaque em no Índice que medi o desenvolvimento humano (IDH), onde o município possui o 3º lugar no estado de Mato Grosso.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO