Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa termina dia 30

28.11.2014
08:10
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Termina no próximo domingo (30) a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no estado de Mato Grosso. Desde o dia 1ª de novembro bovinos e bubalinos, de mamando a caducando, vêm sendo vacinados. Mato Grosso tem 28,5 milhões de cabeças em 101 mil propriedades rurais. 
                  
Criadores de todo o estado têm até o dia 10 de dezembro de 2014 para comunicar a vacinação ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT). A única exceção é para os criadores da região do baixo Pantanal, cujo prazo para vacinar e comunicar o órgão foram estendidos para até o dia 15 de dezembro. 
                    
“Acredito que vamos manter o índice de vacinação dos anos anteriores, com mais de 99% do rebanho imunizado. Mato Grosso está livre da febre aftosa há 18 anos. Os produtores já estão conscientes da importância da imunização para mantermos a sanidade animal no estado”, destaca a presidente do Indea-MT, Maria Auxiliadora Diniz. 
                   
Os produtores que não realizarem a vacinação do rebanho dentro do prazo determinado sofrerão sanções. Além da multa de 2,25 UPFs por cabeça, ou R$ 230,28, o produtor deverá solicitar autorização do Indea-MT para efetuar a compra da vacina. Os animais deverão ser vacinados dentro do prazo de 72 horas. 
                  
Brucelose 
Fêmeas bovinas e bubalinas de 3 a 8 meses de vida precisam ser vacinadas contra a brucelose. A segunda etapa da vacina vai até o dia 31 de dezembro. A vacinação precisa ser feita uma única vez . É proibida a vacinação de machos de qualquer idade e de fêmeas com idade superior a 8 meses. 
                  
As bezerras deverão receber a marca com a letra V, acompanhada do algarismo final do ano da vacinação, no lado esquerdo da cabeça. O produtor tem até o dia 31 de dezembro para comunicar a vacinação ao Indea-MT. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO