Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Segundo leilão de Pepro negociou 93% do volume ofertado para MT

30.08.2014
08:12
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O segundo leilão do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) foi realizado nesta quinta (28) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Para Mato Grosso, foram negociados 98,9% do volume total ofertado de 1,45 milhão de toneladas de milho. "A ferramenta foi eficaz, possibilitando que o produtor consiga equalizar o preço e escoar o produto", diz Adolfo Petry, coordenador da Comissão de Política Agrícola da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT).

Em três regiões do Estado (Norte, Centro Norte e Centro Sul), foram negociados 100% do volume ofertado, somando 1,3 milhão de toneladas de milho. Na região Norte, houve deságio de 22%, indicando que o volume e prêmio foram adequados. Já na região Centro Norte, não houve deságio, ou seja, não houve grande disputa. "Isso pode indicar que a região já está com volumes de venda razoáveis", explica Frederico Azevedo, gerente da comissão de Política Agrícola.

Já na região Centro Sul, houve deságio de 10,5%. O volume e o prêmio foram adequados, mas a Aprosoja-MT entende que o volume pode ser um pouco maior no próximo leilão (foram ofertados 250 mil toneladas). Na região Nordeste, o volume negociado também foi bom (99,1%), com deságio de 46%. "Indica disparidade de volume, que foi baixo para a região, ocasionando grande disputa", diz Azevedo.

A região Sudeste teve o menor volume negociado, 70,2%, sem nenhum deságio por causa do baixo valor do prêmio. "É normal para a região, pois no Sul do Estado historicamente os preços são melhores, quase nivelados ao preço mínimo do milho", finaliza o gerente da comissão da Aprosoja-MT.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO