Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Senar-MT realiza mais de 47 mil atendimentos na área de promoção social

27.06.2016
16:06
FONTE: GECOM Senar-MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

No primeiro quadrimestre de 2016, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) realizou 1.046 eventos na área de Promoção Social. "Isso equivale a 195 a mais que no mesmo período de 2015, o que significa mais de 47 mil atendimentos só nos primeiros quatro meses do ano", destaca o presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado.
 
Além dos programas especiais Filhos no Campo, Inclusão Digital, Mutirão Rural, Equoterapia e Cine Senar, a instituição oferece mais de 10 treinamentos para a área social. Dentre eles estão cantina rural e produção caseira de conservas e de farinha de mandioca e polvilho. Na área de artesanato tem confecção de arreio em couro bovino e de artigo de montaria.
 
Nos primeiros quatro meses deste ano, o Senar-MT realizou, na área de Promoção Social, 17 treinamentos, em que foram atendidas 175 pessoas. Entre oficinas, vitrines e palestras foram realizados mais de 10 eventos, com mais de 300 atendimentos. Dentro dos cinco programas especiais foram realizados 111 eventos, com mais de 46.500 atendimentos.
 
Com o objetivo de mostrar aos participantes os conceitos de informática básica e uso da internet, o Inclusão Digital foi o programa especial que ocupou o primeiro lugar no ranking dos 10 mais demandados na área de Promoção Social.  "Ao todo, fizemos 430 atendimentos. Este treinamento atende os adolescentes a partir de 14 anos e jovens que vivem nas comunidades rurais", enfatiza o superintendente do Senar-MT, Otávio Celidonio.
 
O segundo lugar deste ranking dos 10 mais demandados está o Mutirão Rural que leva cidadania, por meio de diversos serviços, para o homem e a mulher do campo. Na lista de serviços estão inclusos atendimentos médicos, confecção de segunda via de documentos e até exame de vista. "Só no primeiro quadrimestre de 2016 foram realizados 25 Mutirões Rurais, com mais de 36 mil atendimentos", conta Celidonio.
 
Equoterapia - Este programa ocupou o terceiro lugar do ranking com a realização de 15 eventos e mais de 2.400 atendimentos. O Equoterapia tem como objetivo apoiar financeiramente instituições consolidadas que executam atendimentos gratuitos à população carente. É importante destacar que a equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.
 
O Cine Senar é outro programa especial que também teve destaque nos primeiros quatro meses de 2016.  Levar cultura e lazer ao público que vive no campo está entre os objetivos do Cine Senar.  Só no primeiro quadrimestre deste ano foram realizados 10 eventos e mais de 7 mil pessoas puderam ver filmes apresentados em um telão, na praça da cidade.
 
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato, assim como a Federação, o Imea e os 89 sindicatos rurais do Estado. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO