Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Serviços de abertura de empresas e microcrédito atraem visitantes

27.09.2015
14:36
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Durante os quatro dias da Feira do Empreendedor 2015, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), realizou 17 mini palestras com um público médio de 350 pessoas, além dos atendimentos individuais, que atraíram a atenção dos visitantes. Este ano o Executivo foi co-realizador do evento, que é realizado a cada dois anos pelo Sebrae. 

Todas as palestras contaram com um público ávido para conhecer os serviços que o Governo do Estado oferece para o micro e o pequeno empreendedor ou para quem deseja abrir o seu próprio negócio. 

Nas palestras equipes de técnicos explicaram, de maneira fácil, como abrir empresas em menos tempo, como conseguir financiamento com taxas de juros e prazos de pagamento diferenciados, a necessidade de realizar o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e sobre o Programa de Desenvolvimento da Economia Criativa desenvolvido pelo Governo, entre outros. 

Carlos César Conceição, promotor de eventos, tinha medo de abrir o próprio negócio, mas ao assistir a palestra da Agência MT Fomento sentiu segurança para planejar a abertura do seu próprio empreendimento. “Eu não conhecia nada sobre os planos da MT Fomento e encontrei aqui a informação que precisava”, pontuou. 

A comerciante Sônia Maria Vaz da Silva, de 41 anos, é de Nova Xavantina. Ela já tem a empresa aberta do ramo de confecção que funciona em um espaço provisório na casa dela. Mas quer construir uma loja para melhor atender seus clientes. Sônia também assistiu à mini palestra e em seguida procurou um agente de atendimento da MT Fomento. “Achei essa iniciativa do Governo fantástica. Se eu não tivesse entrado aqui, não saberia como buscar a solução para o meu empreendimento”, ressaltou. 

Já Gleyson Sérgio da Silva, 35 anos, procurou informações sobre como registrar uma empresa. “Desenvolvi um sistema para gestão de eventos esportivos, já estamos divulgando, participando de eventos esportivos de expressão no Estado. Agora, com o produto em mãos, falta abrir a empresa e vim assistir à palestra da Junta Comercial para saber quais os procedimentos para obter o registro”. 

As palestras foram ministradas pela Sedec, MT Fomento, Jucemat, além da Sefaz, Seaf, Secel, Corpo de Bombeiros e Procon. 

O secretário-adjunto de Empreendedorismo e Investimentos da Sedec, Leopoldo Mendonça, fez um balanço positivo da parceria do Governo no evento realizado pelo Sebrae. “Nesse período não muito bom para economia em todo o país foi uma oportunidade que a população teve para conhecer os serviços prestados pelo Governo do Estado que, por sua vez, promoveu uma reaproximação direta com a população”. 

Atendimento individual chama atenção 
Os visitantes que passaram pelo estande, além das mini palestras aprovaram também o atendimento individual realizado para esclarecer dúvidas quanto aos serviços prestados pelo Executivo voltados ao micro e pequeno empreendedor. É o caso da administradora Margarida Souza, que trabalha em uma empresa de consultoria ambiental e buscou informações sobre como funciona e quais tipos de informações são obtidas no Centro de Atendimento Empresarial (CAE). 

“A participação do Governo, de forma parceira, em um evento como esse, voltado exclusivamente para micro e pequenas empresas é excelente porque muitas vezes um empreendedor não anda exatamente na linha porque não tem acesso à informação” ressaltou. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO