Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

SHOW SAFRA BR 163: Senar tem foco na capacitação de mão de obra para agricultura de precisão

26.03.2015
13:39
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Mato Grosso deve capacitar em torno de 100 pessoas durante o Show Safra BR 163, realizado em Lucas do Rio Verde (MT) e que se encerra nesta sexta-feira (27). 

O foco este ano é a agricultura de precisão, com curso de capacitação de 120h/aula, como informa o instrutor do Senai/MT, Marcio Eliandro Rodrigues. 

“Atualmente as máquinas e tratores têm muita tecnologia embarcada em suas cabines. Em muitos casos o condutor não sabe metade dos comandos que estão a sua disposição. A qualificação para esta área é necessária e urgente. O produtor adquire máquinas caras e um operador com conhecimento aumenta o rendimento e o custo benefício desses equipamentos. O treinamento fortalece o elo entre proprietário e operador e isso se reflete em otimização de tempo e produção”, observou Rodrigues. 

Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, quando o assunto é tecnologia o estado não perde para nenhum outro mercado de agronegócio no mundo. 

“Com toda essa tecnologia existente precisamos também de mão de obra qualificada, de pessoas operando essas máquinas e o Senar oferece essa qualificação gratuitamente. O treinamento é fundamental para quem já atua na área e uma oportunidade de profissionalização para aqueles que buscam uma nova profissão”, ressaltou Prado.

Além da agricultura de precisão, ainda durante o Show Safra BR 163, o Senar ministra cursos de manutenção de tratores e máquinas, segurança no trabalho (NR 31), aplicação de agrotóxicos, manuseio de embalagens de insumos agrícolas e primeiros socorros. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO