Mato Grosso, 16 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Sindicato Rural de Sorriso consegue na Justiça desobrigar pagamento do salário educação

22.07.2014
16:27
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O Sindicato Rural de Sorriso conseguiu, por meio de um mandado de segurança coletivo, desobrigar os produtores rurais pessoa física, associados ao sindicato, do recolhimento da contribuição do salário educação. O salário educação é uma contribuição social destinada ao financiamento de programas, projetos e ações da educação básica pública. Está previsto no artigo 212, § 5º, da Constituição Federal, regulamentada pelas leis 9.424/96, 9.766/98, Decreto nº 6003/2006 e Lei nº 11.457/2007.

De acordo com a legislação, são contribuintes do salário educação as empresas em geral e as entidades públicas e privadas vinculadas ao Regime Geral da Previdência Social, entendendo-se como tais qualquer firma individual ou sociedade que assuma o risco de atividade econômica, urbana ou rural, com fins lucrativos ou não, sociedade de economia mista, empresa pública e demais sociedades instituídas e mantidas pelo poder público, nos termos do § 2º, art. 173 da Constituição. Com base nessa definição, o Juiz Federal da 5ª vara de Mato Grosso, José Pires da Cunha, concluiu que os produtores rurais pessoas físicas não se enquadram no conceito de contribuintes do salário educação.

A advogada do Sindicato Rural de Sorriso, Adriana Lermen Bedin, ressalta que a decisão não prevê a restituição dos valores pagos pelos produtores rurais até então. “A ação em questão vale para o futuro, para que o produtor não precise mais recolher o salário educação. Ela não permite o recebimento de volta daquilo que o produtor pagou indevidamente. Da mesma forma, a pretensão de compensação também não seria possível porque o salário educação é uma contribuição própria do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e só poderia ser compensado com débitos perante o FNDE e, como o produtor está deixando de pagar salário educação, não haveria com o que compensar. Em contrapartida, o produtor que desejar receber o valor pago indevidamente, poderá buscar esse pleito em ação própria e individual, por meio do seu advogado de confiança”, explica a advogada.

A decisão transitou em julgado, ou seja, não cabe mais recurso, tornando-se definitiva. “Essa é uma vitória que o nosso setor vem buscando há anos. E que agora dá jurisprudência aos demais sindicatos rurais de Mato Grosso”, comemora Laércio Lenz, presidente do Sindicato Rural de Sorriso.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO