Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Soja Brasil começa nesta segunda-feira (24.11) em Mato Grosso

24.11.2014
15:11
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Começou nesta segunda-feira (24.11), em Primavera do Leste, o Projeto Soja Brasil, considerado a maior expedição nas lavouras de soja já realizada no país. A primeira etapa da Caravana conta uma agenda de capacitação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). Neste primeiro dia além do lançamento da qualificação de Agricultura de Precisão (AP) também acontece o Fórum que tem como tema: Manejo de resistência de fungicida: Vazio Sanitário X Ferrugem Asiática.
 
A equipe técnica do Sistema Famato/Senar permaneceu na carreta do Soja Brasil para atender aos produtores rurais da região e tirar dúvidas sobre o Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar). Só no período da manhã, cerca de 50 produtores rurais estiveram no local. As dúvidas são bastante variadas, por isso a equipe realiza uma simulação no Sicar e assim fica mais fácil para o produtor entender o sistema. Estes treinamentos acontecem nas próximas duas semanas em pelo menos 10 municípios mato-grossenses por onde a Caravana do Soja Brasil passará.
 
Além de Primavera do Leste, nesta primeira etapa que acontece entre os dias 24 de novembro e sete de dezembro, a Caravana Soja Brasil visita Campos de Julio, Sapezal, Campo Novo do Parecis, Tangará da Serra, Nova Mutum, Tapurah, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Vera. Durante o dia a equipe do Sistema Famato/Senar realiza atendimento aos produtores que tiverem dúvidas sobre o Sicar e as noites serão para o lançamento da Qualificação de Agricultura de Precisão (AP). "Teremos várias palestras sobre a importância desta tecnologia para aumentar a produtividade em todos os municípios", ressalta o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho.
 
As palestras serão ministradas pelos agrônomos Alan Costa, doutor em Ciências do Solo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFMS) e CEO da empresa Drakkar Agricultura de Precisão; e Carlos Henrique Augusto, formado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, e coordenador de Agricultura de Precisão na Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia. Um dos temas do programa é a tecnologia embarcada, dirigida a produtores, gerentes, coordenadores e operadores de máquinas agrícolas.
 
Fórum - O fórum terá transmissão ao vivo pelo Canal Rural e pelo site C2Rural (www.c2rural.com.br), a partir das 20 horas (horário de Brasília) da segunda-feira (24.11), diretamente do auditório do Sindicato Rural do município. Participarão do painel técnico os fitopatologistas Maurício Meyer (Embrapa Soja), José Tadashi (Tadashi Agro) e Erlei Melo Reis (OR Melhoramento de Sementes) e Fabiano Siqueri, do Departamento de Proteção de Plantas da Fundação Mato Grosso, entre outros especialistas. O presidente da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), Almir Dalpasquale e o presidente da Aprosoja-MT, Ricardo Tomczyk, farão a abertura do Fórum.
 
O Soja Brasil tem coordenação técnica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e consultoria de Safras & Mercado. A iniciativa tem o patrocínio de Basf e Mitsubishi Motors. O apoio é de Intacta, Yara Brasil Fertilizantes e MAN Latin America. A etapa de Mato Grosso do Projeto Soja Brasil é uma realização do Canal Rural, da Aprosoja Brasil, da Aprosoja-MT e do Senar-MT, com o apoio local dos sindicatos rurais dos municípios que estão na rota da caravana.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO