Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Sorriso dá o pontapé para a safra 2014/2015

19.09.2014
14:49
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, esteve em Sorriso nesta manhã (19) para o lançamento do plantio da safra 2014/2015. Durante o evento, Geller apontou os avanços que o setor agrícola alcançou nos últimos anos, destacando a valorização do produtor. O ministro lembrou que de 1998 a 2004, a taxa de juros para a aquisição de trator chegava a 11,95% ao ano, com a reestruturação agrícola, hoje a taxa é de 3,5% ao ano com três anos de carência, o que tem incentivado o setor e levado ao aumento gradativo da produção.

Entre outros pontos, Geller destacou ainda o avanço na legislação biotecnológica brasileira, considerada uma das melhores do mundo e apontou que ações como essa são pontos de apoio para produtores. Outra questão abordada pelo ministro foi a preocupação dos produtores com o mercado futuro. Segundo ele, a super safra americana poderá levar a um recuo nos preços praticados, contudo, a demanda de alimentos pelo mundo se mostra crescente de forma contínua. “Por isso, o produtor precisa realizar a análise de mercado para identificar o melhor momento de comercialização”, destacou.  Geller acrescentou que “essa é a região que mais agrega valor agrícola no país e Sorriso é o município que mais produz grãos, o que nos deixa muito satisfeitos em realizar o lançamento do plantio da safra 2014/2015 neste local”, apontou.

Para o prefeito Dilceu Rossato, um dos grandes avanços e apoios ao setor virá com a instalação de um escritório regional do MAPA em Sorriso, que além de atender o município sede, atenderá a todos os municípios circunvizinhos. Rossato relembrou as perdas da safra passada com o período chuvoso e salientou a expectativa para o início do plantio desejando a todos os produtores uma boa safra. O presidente da Aprosoja, Ricardo Tomczyk, destacou o desafio para buscar rentabilidade produtiva. “Este é um momento de ajustes, mas recebemos a garantia diretamente do ministro de que teremos recursos para o escoamento da produção do milho, o que nos deixa mais tranquilos para a safra”,  comentou.

Realizado na Fazenda Santa Anastácia, o lançamento reuniu mais de 500 pessoas entre os setores produtivos, de pesquisa e de base da política agrícola. A expectativa do Mapa é de que se confirme a previsão de produção de 200 milhões de toneladas de grãos neste plantio. O clima favorável nas principais regiões produtoras do País deve ser o grande responsável pela boa produtividade, que deve contar com um incremento de 2,5% na produtividade média dos grãos. O estudo foi feito pelo analista de mercado Carlos Cogo, que acredita ainda que nesta safra, deve ser recuperado o patamar de 3,5 toneladas por hectare, registrado na temporada 2012/2013.

Esta é a segunda vez que a Capital Nacional do Agronegócio sedia o lançamento de um período de safra. A primeira vez que Sorriso deu o pontapé no plantio foi em setembro de 2012, quando o então ministro Mendes Ribeiro Filho veio ao município. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO