Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Suspensão de contratos atinge 473 funcionários da GM em São José

06.03.2015
14:48
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Suspensão dos contratos vale a partir da próxima segunda-feira (8).
A General Motors divulgou nesta sexta-feira (6) a lista dos 473 empregados que terão os contratos de trabalho suspensos por cinco meses a partir da próxima semana na unidade de São José dos Campos (SP). O número de trabalhadores afetados é menor do que a expectativa com base no acordo entre a montadora e o Sindicato dos Metalúrgicos, que previa layoff (suspensão temporária dos contratos) para até 650 funcionários.

A relação dos trabalhadores atingidos pela medida foi divulgada na fábrica no início da manhã e a suspensão começa a valer a partir da próxima segunda-feira (9). Pelo acordo, os trabalhadores devem ficar afastados das atividades por cinco meses, com estabilidade por mais três meses após o retorno. Segundo a montadora, o objetivo da medida é adequar a produção à demanda do mercado.

De acordo com o secretário-geral do sindicato, Luiz Carlos Prates 'Mancha', trabalhadores de todos os setores foram atingidos pelo layoff. “Desde o início a empresa estava alegando que queria colocar até 798 funcionários e depois ficou acordado em até 650. Isso é a demonstração de que o suposto número de pessoas excedente não é real. A gente acredita que não há excedente”, disse.

O acordo para o layoff foi feito no fim de fevereiro, após seis dias de greve contra possíveis demissões na unidade de São José. Na ocasião, empresa e entidade foram ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) na tentativa de resolver a situação. A unidade no município possui cerca de 5,2 mil trabalhadores e, segundo a montadora, teria um excedente com cerca de 700 profissionais.

Durante o layoff, os empregados permanecem fora da fábrica, recebendo curso profissionalizante. O pagamento dos salários no período é feito pela empresa e pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador.

Suspensão de contratos

Em setembro do ano passado, a empresa já havia suspendido os contratos de 798 empregados da unidade. Eles voltaram ao trabalho no início de fevereiro após cinco meses afastados e têm estabilidade garantida até agosto deste ano.

Acidente

Nesta quinta-feira (5), um metalúrgico ficou ferido após um acidente dentro da fábrica da GM em São José. Segundo o sindicato, o homem estava fazendo manutenção em uma máquina, quando o equipamento foi ligado acidentalmente. Ele sofreu fraturas na clavícula, ombro e costelas e terá de passar por cirurgias.

Em nota, a GM afirmou que o trabalhador foi imediatamente socorrido e encaminhado a um hospital particular da cidade. A empresa também afirmou que está prestando toda a assistência à vítima e à família.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO