Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Trabalhadores do setor aéreo aderem à greve, mas voos são mantidos no PI

22.01.2015
14:53
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Movimento no aeroporto de Teresina continua normal após a greve do setor aéreo
Trabalhadores do setor aéreo do Piauí aderiram à greve nacional na manhã desta quinta-feira (22) e paralisaram as atividades no Aeroporto Senador Petrônio Portella, em Teresina, das 6h às 7h. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), nenhum voo foi cancelado ou atrasou por conta do ato.

Participaram da manifestação os servidores das companhias aéreas, pilotos e equipes de embarque. Segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas, um dos organizadores do movimento, a greve atinge 18 mil trabalhadores em todo o país e contará com diversas paralisações de 1h todos os dias, até que as reivindicações da categoria sejam atendidas.

Os aeronautas e aeroviários exigem: reajuste salarial de 8,5%, criação de um piso para os profissionais de check-in, escalas que gerenciem o risco de fadiga dos tripulantes e  ampliação de folgas. Ainda de acordo com o sindicato, uma assembleia para definir os rumos da greve será realizada a partir das 15h em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Campinas e Belém.

Em nota, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) disse que está mobilizada desde as 5h, monitorando a situação da malha aérea e os eventuais impactos nas operações. A agência informou que fiscalizará a prestação de assistência aos passageiros pelas companhias aéreas.

Segundo a Anac, caso o passageiro sinta-se prejudicado ou tenha seus direitos desrespeitados, deve procurar a empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos como consumidor. Se as tentativas de solução do problema pela empresa não apresentarem resultado, o usuário poderá encaminhar a demanda à Anac, aos órgãos de defesa do consumidor e ao Poder Judiciário.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO