Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Um mês depois, bolsa de Atenas deverá reabrir nesta segunda-feira

31.07.2015
15:32
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Bolsa de Atenas deverá reabrir nesta segunda-feira (31), depois de uma paralisação de cinco semanas. No entanto, o mercado de ações grego ainda está à espera de um decreto do Ministério das Finanças que detalhará novas regras de negociação, segundo o presidente da Comissão de Valores Mobiliários da Grécia.

"Estamos trabalhando com base na segunda-feira, mas estamos à espera da decisão do ministro, que é o pré-requisito jurídico para a reabertura", disse à agência Reuters Konstantinos Botopoulos.

No início da semana, o Banco Central Europeu (BCE) deu sinal verde aos planos apresentados pela Grécia para a reabertura - com limitações, apesar de não terem decidido o momento em que as negociações, suspensas há um mês, seriam retomadas.

Segundo informações da imprensa local, os planos, que o Ministério das Finanças ainda deverá transformar em decreto, permitirão aos investidores estrangeiros fazer transações ilimitadas na Bolsa de Atenas.

Os investidores gregos, por outro lado, não poderão ainda vender ações e as compras estarão submetidas a severas limitações.

Os investidores nacionais terão direito apenas a comprar ações com dinheiro transferido de contas bancárias do exterior ou mediante o pagamento em dinheiro.

Estas restrições e o impedimento de utilizar dinheiro de depósitos bancários para a compra de ações provocaram críticas entre os corretores de Bolsa.

Vários corretores expressaram preocupação de que as restrições possam provocar uma queda violenta no preço das ações.

A Bolsa de Atenas fechou em 29 de junho, mesmo dia em que os bancos gregos, após a recusa do BCE de elevar o teto dos empréstimos através do mecanismo de liquidez de emergência, em resposta a ruptura das negociações entre a Grécia e seus credores.

Os bancos reabriram em 20 de julho, após três semanas fechados, mas funcionam com restrições às transações bancárias e com controle do limite de saques.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO