Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Venda a prazo avança em agosto, mas não atinge patamar de 2013

02.09.2014
11:45
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Julho teve menos movimento devido à Copa
As vendas a prazo avançaram 5,1% em agosto em comparação com julho no comércio paulistano, mas caíram 3,1% em relação a agosto do ano passado. Entre janeiro e agosto de 2014, elas avançaram 0,8% em relação ao mesmo período de 2013. O balanço foi divulgado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP). “O varejo reagiu em agosto mas não atingiu o mesmo patamar de 2013”, explica o presidente da ACSP, Rogério Amato. 

Segundo a entidade, o avanço de 5,1% se deve à base fraca de comparação, pois julho foi ruim para o comércio em razão da Copa; ao movimento gerado pelo Dia dos Pais; e às liquidações promovidas no período.

Em agosto, as vendas à vista ficaram praticamente estáveis, com queda de 0,3% ante julho e alta de 0,3% em relação a agosto de 2013. Nos oito meses analisados, foi registrada alta de 1,8% - acompanhando o comportamento da massa salarial e da taxa de desemprego, que flutuam próximas da estabilidade.

As vendas a crédito e à vista são medidas pelo IMC (Indicador de Movimento do Comércio a Prazo) e pelo ICH (Movimento de Cheques).

Inadimplência

O Indicador de Registro de Inadimplentes, que mede a entrada de registro de consumidores inadimplentes, teve alta de 8,8% em agosto perante julho devido ao endividamento pelo Dia das Mães. Na comparação com agosto do ano passado, houve queda de 1,1%, compatível com as vendas em baixa devido à concessão rigorosa de crédito e à cautela do consumidor perante novas dívidas. No acumulado de janeiro a agosto de 2014, houve alta de 1,3%, sinalizando estabilidade.

O Indicador de Recuperação de Crédito, que aponta os cancelamentos de dívidas, fechou agosto com alta de 9,1% ante julho e queda de 1,8% em relação a agosto do ano passado. Entre janeiro e agosto, apresentou alta de 1,8%.

Para o Instituto de Economia da ACSP, os números referentes à inadimplência sinalizam estabilização, com pequenas oscilações, que não preocupam o varejo. Os dados do Balanço de Vendas da ACSP são feitos a partir de amostra fornecida pela Boa Vista Serviços.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO