Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Vendas a prazo têm sétima queda seguida em agosto, dizem lojistas

04.09.2015
10:38
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O número de consultas para vendas a prazo teve recuo de 5,43% em agosto, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, informaram a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) nesta sexta-feira (4). Em julho, as vendas já haviam caído 3,26%. A queda de agosto foi a sétima consecutiva do indicador anual.

De acordo com o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, a piora nas vendas é um reflexo direto da economia em recessão técnica. "O consumidor brasileiro tem visto sua renda recuar, afetada pela inflação cada vez mais alta, que diminui o poder de compra. Além disso, os brasileiros estão com maior dificuldade de encontrar emprego, o que também impacta no orçamento das famílias", avaliou ele.

Na variação mensal, mais volátil, o indicador mostra um leve recuo de 0,41% em agosto ante o mês anterior - em julho, a comparação mensal teve um avanço de 3,23%. Os dados negativos se refletem na queda do acumulado no ano até agosto: -3,09%, uma piora em relação aos -2,73% verificados em julho, acrescentaram a CNDL e o SPC Brasil, por meio de nota à imprensa.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO