Mato Grosso, 01 de Maio de 2024
Economia / Agronegócio

Vendas e adimplência caem, mas empresário sinopense mantem otimismo

26.02.2015
15:23
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Segundo as expectativas de diversos institutos econômicos espera-se que 2015 seja algo parecido com 2014, em termos nacionais devemos observar mais um ano com baixo crescimento e inflação acima do centro da meta do governo. O comércio também não acredita em um ano com crescimento muito expressivo nas vendas mas mantem o otimismo. É o que aponta a pesquisa da CDL Sinop e UNEMAT realizada pelo CISE - Centro de Informações Socioeconômicas.

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) apurado no início de Fevereiro (106) foi o mesmo que o do mês de janeiro (106). Houve uma queda de 2,22% na avaliação da situação atual (IAE) e um leve aumento de 0,82% em comparação a janeiro na expectativa futura (IEE - que mede a expectativa para os próximos três meses), o que manteve o índice de confiança no mesmo patamar. 

Em relação à situação atual (IAE) os principais responsáveis pela queda foram os itens economia local (-10,99%), vendas (-7,92%) e adimplência (-6,49%), mesmo com a queda merecem destaque os itens contratações (8,97%) e investimentos sendo realizados (30,49%). Quanto à expectativa para os próximos meses (IEE), o resultado positivo pode ser atribuído novamente às intenções de investir (22,09%) e de contratar (9,38%) nos próximos meses.

“Observa-se que a expectativa do empresário em Sinop está situada em um mesmo patamar desde meados do ano passado, depois de um período de queda. Isso significa que o empresário está cauteloso e se adaptando a um período sem tantas bonanças. A boa notícia é que os indicadores de investimento e contratações tem mostrado certa recuperação o que representa confiança por parte dos empresários”, pontuou o economista Udilmar Carlos Zabot.

A próxima data de grande movimentação no comércio é o dia das mães, apenas no mês de maio. Nesse período é natural que o empresário adote estratégias de marketing e promoções para tentar aquecer suas vendas. “Nós empresários não podemos ficar de braços cruzados esperando as coisas acontecerem, temos que movimentar nossas empresas com toda oportunidade que temos, carnaval, nova coleção, dia da mulher, páscoa, dia das mães, toda data é boa, basta criatividade”, disse o vice presidente da CDL Marcio Kreibich.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO