Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Economia / Agronegócio

Venezuela suspende racionamento de energia

02.07.2016
01:53
FONTE: AFP

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, durante a 7ª Cúpúla de Países Caribenhos, em Cuba
O governo da Venezuela suspenderá a partir de segunda-feira (03) os racionamentos de energia impostos em fevereiro, após recuperar sua reserva hidrelétrica, anunciou o presidente Nicolás Maduro.

"A partir da segunda-feira fica sem efeito o Plano de Administração de Carga (cortes do serviço) e a operação será normalizada durante as 24 horas [do dia]", destacou Maduro nesta sexta-feira, durante ato em Caracas.

As medidas de racionamento foram adotadas por causa da pior seca que a Venezuela enfrentou em 40 anos pelo fenômeno El Niño.

Esta situação gerou uma severa crise elétrica que levou o governo a impor apagões em quase todo o país, a reduzir drasticamente a jornada de trabalho no setor público e antecipar em 30 minutos o horário oficial.

O presidente não informou se o setor público voltará a trabalhar em horário normal.
Maduro lembrou que a Venezuela esteve a "seis dias de um colapso" no sistema elétrico, mas que com o início da temporada de chuvas, a emergência foi se dissipando.

"Recuperamos (a represa) El Guri e estamos em condições de dar um serviço elétrico que funcione de forma natural. Isto sim, atentando para a sabotagem elétrica", indicou.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, participa neste sábado (4) da 7ª Cúpúla de Países Caribenhos, em Cuba (Foto: Alejandro Ernesto/Pool photo via AP)

Durante a crise energética, o governo denunciou um plano de sabotagem de parte da oposição, que deixou pelo menos três mortos. As vítimas foram três homens, que morreram 

eletrocutados, denunciou na semana passada o ministro de Energia Elétrica, Luis Motta.

Os adversários de Maduro, que fazem campanha para um referendo revogatório, negaram as tentativas de sabotagem e culparam pela emergência o governo pela corrupção e a falta de manutenção da infraestrutura.

Além do fim dos racionamentos, o chefe de Estado anunciou um plano para substituir dois milhões de aparelhos de ar condicionado por sistemas similares que gastem menos energia.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO