Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Yellen enfatiza inflação e emprego em decisão do Fed sobre juros

16.04.2014
15:36
FONTE: Reuters

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O tempo em que o Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos EUA) manterá sua principal taxa de juros perto de zero vai depender da distância em que a economia dos Estados Unidos permanecerá das metas de emprego e inflação do banco central do país, e quanto tempo deverá demorar para atingi-las, afirmou nesta quarta-feira a presidente do Fed, Janet Yellen.

Yellen, em seu segundo discurso público à frente do banco, reafirmou a postura do Fed, destacando que vai responder à mudança das condições econômicas conforme julgar quando finalmente apertar a política monetária.

O banco central, frustrado com a fraca recuperação dos EUA da recessão, tem como objetivo emprego sustentável máximo e alta da inflação, atualmente em pouco mais de 1%, para 2%.

"Quanto maior a diferença do emprego ou inflação de seus respectivos objetivos, e quanto mais lento o progresso projetado na direção desses objetivos, por mais tempo a atual faixa para a taxa de juros deve ser mantida", disse Yellen ao Clube Econômico de Nova York.

"Essa postura destaca o compromisso contínuo do Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto) para manter o grau apropriado de acomodação para sustentar a recuperação", completou ela.

"A nova orientação também reafirma a visão do Fomc de que decisões sobre alta não devem ter por base qualquer indicador único, mas que leve em consideração ampla gama de informações sobre o mercado de trabalho, inflação e acontecimentos financeiros."

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO