Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Esportes

Além de Moreno, Grêmio tem retorno de batalhão de emprestados em 2015

21.10.2014
08:46
FONTE: GloboEsporte.com

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Maxi Rodríguez está emprestado ao Vasco
O Grêmio avalia com "olhos bem aberto" o retorno de Marcelo Moreno para 2015. Emprestado ao Cruzeiro até o fim da temporada, o boliviano é vice-artilheiro do Brasileirão, com 13 gols, e principal goleador do líder do campeonato. Não por menos, desperta a atenção do presidente eleito para o biênio 2015/2016, Romildo Bolzan. O vínculo do centroavante com o Tricolor se estende pelas próximas duas temporadas. Mas o retorno não é isolado. O atacante se junta a um batalhão de outros 16 jogadores que foram cedidos pelo clube até o término do ano e vivem situação semelhante.

Recém-eleito, o novo mandatário planeja - sem data definida - uma reunião ainda para 2014 com comissão técnica e diretoria de futebol. Em pauta? O futuro do Grêmio em campo. Espaço reservado aos garotos da base, contratações pontuais e à reavaliação de atletas emprestados. Ao todo, o clube tem 22 jogadores cedidos a outros clubes, dos quais 17 têm retorno previsto para o fim da temporada.

- Vamos avaliar todos. Podemos incorporar, emprestar, vender… Existem várias possibilidades. O que posso garantir é que todos vão ser examinados - pondera Romildo Bolzan ao GloboEsporte.com.

A maioria desses atletas não deve sequer se apresentar a Luiz Felipe Scolari, que planeja trabalhar com um grupo reduzido. Caso do volante Léo Gago e do meia Marco Antônio, cujos contratos com o Grêmio se encerram ao fim da temporada e não estão nos planos para 2015. Outros, mais jovens, como Maxi Rodríguez, Rafael Thyere e Everaldo, emprestados para adquirir experiência de jogo, serão reavaliados.

- Muitos destes atletas, nós emprestamos para isso. Para ver como jogam, para se valorizar. Alguns não voltam, têm contrato até metade do ano. Temos em torno de 10 a 14 atletas que podem voltar Para outros, podemos discutir, eventualmente, um novo empréstimo - ressalta o diretor executivo Rui Costa.

Entre nomes conhecidos e desconhecidos pela torcida, muitos firmaram vínculos extensos com o clube, como Everaldo (até 2016), Rafael Thyere (2017), Maxi Rodríguez (2017), Moisés (2016), Rondinelly (2017), Douglas Grolli (final de 2015), Paulinho (final de 2015), Wangler (2016), Adriano (2016), Felipe Nunes (novembro de 2015) e Júnior Viçosa (março de 2015).

O Grêmio conta ainda com outros três atletas emprestados que não retornarão à equipe. Kleber tem vínculo com o Vasco ao menos até o fim do Campeonato Carioca de 2015. Yuri Mamute permanece no Botafogo até o final da próxima temporada. Já Guilherme Biteco, cedido ao Tricolor pelo Hoffenheim, da Alemanha, e repassado ao Vasco, deve finalmente rumar ao clube europeu.

Clube trabalha para evitar perdas

Ao mesmo tempo em que estuda e avalia os retornos, o Grêmio também corre para não perder peças importantes, contratadas por empréstimo durante a temporada, como Dudu, Fellipe Bastos, Matías Rodríguez e Alan Ruiz. Os dirigentes reiteram que mantêm contatos com as partes envolvidas e que procuram viabilizar alternativas para assegurar a permanência dos atletas, mas evitam dar maiores detalhes sobre as negociações.

O caso mais complicados é o do atacante Dudu. Cedido pelo Dínamo Kiev, o atacante manifesta o desejo de permanecer no Grêmio, mas a multa rescisória, de seis milhões de euros, é o principal empecilho
.
- São valores difíceis para qualquer clube pagar. Estamos pensando e construindo alternativas. Ele é muito importante para nós. Depois vamos ver os mecanismos. Estamos viabilizando formas. Ele quer ficar e nós queremos que ele fique - diz Rui Costa.

O vínculo do lateral-esquerdo Zé Roberto também se encerra em 2014, mas o clube ainda não iniciou as negociações pela permanência do jogador de 40 anos.

Presidente eleito não descarta reforços pontuais

Mesmo que tenha estruturado sua candidatura à compra da Arena, Romildo Bolzan afirma que atuará em ligação constante com o futebol do clube. A avaliação do grupo para a próxima temporada é um dos compromissos do novo presidente, que pretende dar sequência à premissa do atual mandatário, Fábio Koff, e seguir com a ênfase aos atletas da base. Antes de ir às compras, o dirigente pretende avaliar os jovens e os atletas que retornam de empréstimos.

- O Grêmio vai primeiro examinar sua base. Examinar os jogadores que tem. Apenas se faltar, vamos fazer a complementação. Temos que avaliar. Onde não tiver jogadores que preencham, vamos buscar na base. Se não tiver na base, vamos analisar o mercado - afirma Romildo.

O diretor executivo Rui Costa assegura, porém, que a equipe não será composta apenas de garotos e vislumbra um plantel equilibrado para 2015.

- Temos que ter um processo de equilíbrio. A base faz parte. Temos um trabalho muito qualificado, mas que tem um processo de transição que o Felipão irá executar aos poucos.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO