Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Esportes

Amistosos já mostram que Muricy terá de trabalhar a cobertura dos laterais

27.01.2015
08:53
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Muricy Ramalho terá trabalho para organizar o setor defensivo do time
Dois jogos, uma vitória, uma derrota, muitas alterações feitas. Num início de temporada, os placares não importam. Mas, nos amistosos contra Vasco e Flamengo, pelo Torneio de Manaus, uma coisa já ficou clara: a mudança na postura tática dos laterais vai obrigar uma reorganização da equipe comandada pelo técnico Muricy Ramalho que, recuperado de uma diverticulite, estará de volta ao batente na manhã desta terça-feira, no CT da Barra Funda.

Tudo por causa dos novos laterais. Em 2014, Muricy efetivou o volante Hudson na lateral-direita e Alvaro Pereira virou referência pelo lado esquerdo. Peças que se destacaram muito pela força defensiva. Em 2015, eles saíram para as entradas de Bruno e Carlinhos, que jogam apoiando o ataque. Ao mesmo tempo em que o time ganhou ofensivamente, tornou-se mais vulnerável atrás. Isso ficou claro nos dois duelos, quando vascaínos e rubro-negros, em vários lances atacaram pelas pontas e levaram muito perigo. 

Várias formações foram testadas. Observações importantes foram tiradas para a sequência da temporada. Veja nos campinhos abaixo como o time se comportou nas duas partidas.

Para iniciar a temporada, o auxiliar-técnico Milton Cruz usou o esquema do segundo semestre de 2014, com um quadrado no meio-campo. Do meio para frente, o time cresceu, como esperado. Mas o Vasco, em alguns lances, forçou pelas pontas, o que fez o time mudar o esquema na etapa complementar. Embora o 4-4-2 tivesse sido mantido, o quadrado foi trocado pelo losango no meio.

Questionado sobre o assunto, o goleiro Rogério Ceni disse que ajustes precisarão acontecer. Mas ele aprovou a atuação do time com o losango no meio (do segundo campinho). 

 - Muda a característica de 2014, quando era uma linha de quatro mais fixa e jogava do meio para frente. Carlinhos e Bruno são ofensivos, marcam bem, mas como vão muito para o ataque. Temos de nos posicionar bem para cobri-los. O losango permite a saída dos laterais.  Isso pode ser uma alternativa quando formos enfrentar um time como o Vasco, que joga no contra-ataque e muita velocidade - afirmou.

Contra o Flamengo, 48 horas depois do jogo contra o Vasco, novas experiências. Em vez do quadrado, surgiu o 4-2-3-1, com uma linha de três à frente dos volantes tendo Luis Fabiano e depois Alan Kardec como referências à frente. Depois, o 4-4-2 com dois atacantes, sendo um de movimentação (Pato) e outro mais estático. Em nenhuma das duas formações o time apresentou bom futebol e perdeu por 1 a 0. O cansaço também pesou.

De volta aos treinos nesta terça-feira, Muricy Ramalho terá uma semana livre para arrumar a marcação, de olho na estreia do Paulista, no dia 1º, contra o Penapolense. Porém, o grande objetivo é o primeiro jogo da Libertadores, marcado para o dia 18 de fevereiro, contra Once Caldas ou Corinthians. Até lá, Muricy espera organizar a casa. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO