Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Esportes

Após a Copa, Mena deixa "timidez" de lado e vira opção ofensiva no Santos

22.07.2014
11:01
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O Santos foi derrotado pelo Fluminense por 1 a 0, mas a presença ofensiva de Eugenio Mena em Volta Redonda chamou atenção. O lateral-esquerdo foi bem acionado, sendo o santista que mais bolas levantou (quatro) e o que mais sofreu faltas (quatro), participando de triangulações com os atacantes Gabriel e Rildo e o meia Lucas Lima. A postura tática, já adotada na quinta-feira passada, na vitória sobre o Palmeiras, é diferente daquela anterior à Copa do Mundo.

Antes do Mundial, Mena era o lateral mais defensivo do Santos, enquanto Cicinho funcionava, às vezes, como um quinto homem de ataque. Os números confirmam a diferença de postura. O camisa 4 deu cinco assistências no ano (em 28 jogos) e balançou as redes uma vez, enquanto o chileno só deu um passe para gol e ainda não marcou em 21 partidas.

Na Copa, porém, Mena foi peça importante na formação do técnico do Chile, Jorge Sampaoli. Seu principal jogo foi contra a Espanha, pela segunda rodada da fase de grupos. Ele venceu a maior parte das disputas de bola com o lateral-direito César Azpilicueta e chegou com perigo pela esquerda, quase deixando sua marca no primeiro tempo.

Contra o Fluminense, Mena teve atuação ofensiva bastante aguda, ao passo que Cicinho – que voltou aos treinos no começo da última semana, após tratar um estiramento no ombro e estava sem ritmo de jogo. Ele foi acionado ao menos seis vezes, aproveitando os espaços deixados por Bruno em jogadas treinadas no CT Rei Pelé nas semanas seguintes à Copa.

Dois dos lances mais perigosos do Santos saíram em seus cruzamentos. Um aos três minutos do primeiro tempo, quando ele avançou pela esquerda e cruzou rasteiro – a bola passou pela grande área. Outro aos 44 da etapa final, ao receber um lançamento preciso de Lucas Lima e passar para Arouca. O volante bateu colocado, mas mandou ao lado do gol tricolor.

Recentemente, Mena foi elogiado pelo técnico Oswaldo de Oliveira, que enalteceu o futebol por ele apresentado na Copa. Valorizado após a participação no Mundial, o chileno é um dos poucos titulares absolutos do Santos. O lateral tem contrato até 2017 e, apesar do bom momento, está na lista de “negociáveis” do Peixe. Seu valor de mercado está avaliado em R$ 13,5 milhões.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO