Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Esportes

Após confirmar inscrição, S. José volta atrás e desiste do Paulista de Basquete

01.07.2016
10:48
FONTE: GloboEsporte.com

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Fora. São José Basquete desiste de disputar Campeonato Paulista
O São José Basquete está fora do Campeonato Paulista de 2016. A informação foi confirmada na manhã desta sexta-feira, 1, pela da assessoria de imprensa da Federação Paulista de Basquete (FPB). Os joseenses voltaram atrás, depois de participarem do conselho técnico e confirmar a participação na competição na última semana. De acordo com a entidade, a diretoria alegou motivos financeiros para a desistência no estadual. A equipe é o atual campeão do torneio.

Procurado para comentar o assunto, o presidente da Organização Social São José Desportivo, Rafael Gonçalves Mota, confirmou a saída do time.

– (A decisão) Foi por determinação do Tribunal de Contas que recomendou que a prefeitura não financie o time adulto de basquete masculino, sob pena de rejeitar as contas. Se colocar o time sub-22 este passará a ser considerado profissional por estar disputando um campeonato adulo/profissional. (...) Também tentei parecerias com outras equipes, porém não prosperou – afirmou, por mensagem, que não descarta um retorno do time para a disputa da Liga Ouro neste ano.

A incerteza no futuro do São José Basquete vem desde o fim do repasse de verba do Fadenp (Fundo de Apoio ao Desporto Não-Profissional), sob ameça de novas ações na Justiça, como a do ex-técnico Régis Marreli. No caso, a Prefeitura foi condenada a pagar R$ 500 mil ao treinador. A administração municipal também alegou questionamentos do TCE (Tribunal de Contas do Estado) ao modelo de pagamento aos atletas da equipe. Em maio, veio a decisão de devolver a gestão do time para a OS.

Sem disputar o Campeonato Paulista, o São José perde a vaga no Novo Basquete Brasil. Quando voltar ao torneio nacional, teria que disputar a Liga Ouro para tentar retornar à elite.

A OS não havia informado como seria montado o time caso a inscrição no Paulista fosse realizada. A opção mais provável a seria utilizar os jogadores do time sub-22 e completar o elenco com alguns atletas adultos que se encaixassem no orçamento. Os atletas do sub-22 tinham demonstrado empolgação com essa possibilidade.

Sendo assim, o Paulista de Basquete 2016 será disputado por 10 equipes: América, Bauru, Franca, Liga Sorocabana, Mogi das Cruzes, Osasco, Paulistano, Pinheiros, Rio Claro e XV de Piracicaba. A competição tem início previsto para 23 de julho.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO