Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Esportes

"Arco zero": entenda o "projeto" de Arrascaeta para reerguer o Cruzeiro

31.05.2016
08:53
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Arrascaeta acha que sucesso do Cruzeiro depende de não tomar gols
Em contramão à má fase vivida pelo Cruzeiro, Arrascaeta tem mostrado uma certa estabilidade na temporada. Apesar dos resultados ruins da equipe, o uruguaio marcou nos dois últimos jogos, com bonitos gols contra o Figueirense e América-MG. Agora, ele se igualou a Rafael Silva na artilharia da equipe na temporada, com quatro gols cada um. Nas últimas partidas, um panorama tem se desenhado sobre o desempenho do Cruzeiro. O time cria muitas oportunidades, mas tem dificuldade para marcar os gols. Em contrapartida, na parte defensiva, tem mostrado uma certa fragilidade e tem sido vazado com frequência.

São oito gols sofridos e quatro marcados nestas primeiras quatro rodadas do Campeonato Brasileiro. Arrascaeta deu uma sugestão para o Cruzeiro se reerguer na competição. O projeto tem até um nome de efeito, que vem do sotaque espanhol do meia: "Arco em zero". Que, basicamente, significa segurar a onda lá atrás, na defesa, que na frente as chances têm sido criadas, e os gols vão sair. O jogador explica melhor. 

- A confiança é fundamental em cada jogador. Temos criado muitas chances de gol. Está faltando uma coisa a mais na parte defensiva, para manter o arco em zero (não tomar gols). Porque as oportunidades nós temos criado. 

O problema vem da época do ex-treinador: Deivid, inclusive. E, em parte, Arrascaeta tem razão. Se tivesse marcado o mesmo número de gols que marcou, mas não tivesse sido vazado em nenhuma das partidas, o Cruzeiro teria empatado com o Coritiba e vencido o Figueirense, Santa Cruz e América-MG, e estaria com 10 pontos, dividindo a ponta com os gaúchos Grêmio e Internacional. Mas, como o futebol não vive de "se", o desfio de buscar a primeira vitória na competição é contra o Botafogo, nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Apesar do mando ser da equipe carioca, a diretoria do time da estrela solitária decidiu transferir o jogo para a capital federal.  

Mas, por outro lado, Arrascaeta sabe que o ataque está devendo na hora de finalizar. O time tem realmente criado muitas oportunidades nos últimos jogos, mas a pontaria não tem sido efetiva. O próprio uruguaio perdeu algumas oportunidades claras nas últimas partidas. Contra o Figueirense, o jogador recebeu um cruzamento e perdeu na cara do gol, uma oportunidade incrível. Em um lance muito parecido, ele também perdeu contra o Santa Cruz. 

Arrascaeta é o jogador que mais finaliza no Cruzeiro: 16 chutes e média de 5,33 por partida. Na sequência vem William, com 15. O uruguaio, apesar de viver um momento pessoal não tão ruim quanto o da equipe como um todo, acredita que tem muito o que melhorar para ajudar mais ainda o Cruzeiro.

- Um jogador não nunca deve estar satisfeito com o seu rendimento. Sempre tem uma coisa para melhorar jogo a jogo. Eu sempre estou vendo meus vídeos, fazendo o que o treinador pede. Pessoalmente, posso ajudar mais o grupo e isso vai se refletir na confiança dentro de campo.

O jogador tem se mostrado satisfeito com as ordens do novo treinador Paulo Bento. Arrascaeta explica que tem jogado um pouco mais recuado, mas com liberdade para atacar e finalizar. 

- Tenho jogado no meio, atrás dos dois pontas, tratando de procurar a bola e obviamente sempre chegar ao ataque. Tenho tido muita liberdade, um quer ajudar o grupo, fazer gol, tentar dar assistência.

O Cruzeiro tem alguns desfalques importantes para a próxima partida. A começar pelo treinador Paulo Bento, que foi expulso contra o América-MG, por uma confusão com o treinador Givanildo Oliveira. No departamento médico seguem Dedé, Mayke, Manoel, Judivan, Marcos Vinícius, Rafael Silva e Allano. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO