Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Esportes

Autuori desafia críticos: "Botem grama sintética e façam o que Atlético-PR fez"

09.12.2016
15:47
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O Atlético-PR vai fazer a última partida em casa no próximo domingo, contra o Flamengo, para confirmar a vaga na Libertadores do próximo ano. Como melhor mandante do Campeonato Brasileiro, o time ainda refuta qualquer ligação entre o bom desempenho dentro da Arena da Baixada com o gramado artificial, plantado no início da temporada. 

Foram 15 vitórias, dois empates e apenas uma derrota do time em Curitiba. Antes de jogar a última partida de 2016, o técnico Paulo Autuori retomou a polêmica para encerrar o assunto: "Se acham que isso é suficiente, ponham uma grama sintética e façam os jogos que o Atlético fez dentro de casa". 

– Essa história da grama é levantada por gente que vê o futebol por outro ângulo e tem que criar fatores que justifiquem alguma coisa. É impossível. Se algumas pessoas acham que isso é suficiente, gastem um dinheiro, na verdade, invistam, porque será muito bem gasto, ponham uma grama sintética e façam os jogos que o Atlético fez dentro de casa. Eu prefiro falar do que nós deixamos de fazer fora de casa.

 Porque, obviamente, quem conhece futebol, sabe que não tem como você fazer a campanha que o Atlético fez por causa da grama. Isso chega à beira do ridículo. Infelizmente, tive que falar muito sobre isso, porque várias vezes colocaram situações como essa. Eu sou suspeito. Vou falar o quê? Que foi excelente. Isso é meu trabalho e eu apenas o desenvolvo dentro daquilo que eu acredito. As pessoas são livres para falar o que querem e vou defender até a morte o direito delas de falarem – disse o técnico.

Para o jogo decisivo contra o Flamengo, o Furacão depende apenas de uma vitória para confirmar, pelas próprias forças, a quinta colocação na tabela. Autuori avalia o desempenho final do Atlético-PR como "o que deveria ser feito minimamente", mas não foge das críticas ao que o time deixou a desejar fora de casa. 

– Nós passamos o campeonato todo dependendo apenas de nós próprios. Isso é sempre bom. Fizemos, minimamente, o papel que deveríamos ter feito. Em relação à campanha como mandante, é muito difícil ser repetida por nós próprios. Na próxima temporada, temos que equilibrar nossa situação fora de casa. De repente, não vai valer nada termos essa campanha, se não chegarmos no último jogo e confirmarmos isso. Queremos confirmar, carimbar com selo de qualidade aquilo que estamos a fazer ao longo da temporada – espera o treinador. 

Se vencer no domingo, o Rubro-Negro vai igualar a campanha de melhor mandante da era dos pontos corridos, que pertence ao Corinthians, campeão de 2015. Autuori, contudo, explica que o resultado final do Furacão na tabela poderia ter sido melhor, se o time não tivesse vacilado em tantos jogos fora de casa. Foram 14 derrotas, três empates e apenas duas vitórias longe da Baixada. 

– Poderíamos estar, sim, envolvidos no quarto lugar, se tivéssemos tido rendimento melhor em jogos fora de casa, em que não estivemos bem. Algumas partidas estivemos bem e não conseguimos ganhar por algum outro motivo. Espero, no pós-jogo com o Flamengo, confirmar para vocês essa satisfação em uma campanha bastante boa – torce Autuori. 

O Atlético-PR tem 56 pontos. No jogo de domingo, uma vitória contra o Flamengo dá passagem ao time para a Libertadores. Em caso de empate ou derrota, o Rubro-Negro terá que torcer por resultados negativos de Botafogo ou Corinthians. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO