O Barcelona e a Konami são os mais novos parceiros do mercado. Em coletiva de imprensa realizada no Camp Nou nesta terça-feira, foi anunciado o fechamento de um contrato de três anos de duração - até 2019 - entre o clube catalão e a empresa japonesa de jogos eletrônicos. Com isso, o Barça vai estampar a capa do PES 2017, próxima edição do game de futebol Pro Evolution Soccer.
Cinco jogadores aparecem na capa: Messi, Neymar, Suárez, Piqué e Rakitic. O craque argentino volta a ser destaque no PES - foi capa em 2009, 2010 e 2011 - após ser capa do rival Fifa, da EA Sports, de 2013 a 2016. O brasileiro, por sua vez, havia sido destaque exclusivo na capa do PES 2016.
A Konami passa a patrocinar o Barcelona como "parceiro premium" e a exibir sua marca, por exemplo, em backdrops onde também aparecem os outros patrocinadores, mas não na camisa.
- Estamos em um momento de mudanças e de oportunidades. Esta é uma grande oportunidade para nós, é uma parceria estratégica com a Konami. Estamos muito felizes. O mundo digital é extremamente importante hoje em dia. E a Konami será importante para nos consolidarmos como líderes nesse campo - disse o diretor comercial do Barcelona, Francesco Calvo.
Camp Nou exclusivo no PES
Outra novidade é que a licença do Camp Nou foi concedida exclusivamente ao PES - e não ao Fifa. A equipe de desenvolvimento disse que se empenhou bastante para retratar o estádio nos mínimos detalhes.
É a primeira vez que a Konami fecha um contrato de patrocínio a longo prazo com um clube.
- O Barcelona fala por si só. É um clube multicampeão, com estrelas no time. Não sou capaz de falar por que o Barcelona. Eles são um baita de um time - disse André Bronzoni, gerente da marca para as Américas.
O ex-jogador Rivaldo, que foi eleito o melhor do mundo em 1999 atuando pelo Barcelona, participou do anúncio e está ligado ao novo PES, mas os detalhes só serão revelados no dia 4 de agosto. Outro ex-jogador, Belletti, também marcou presença como embaixador do Barça.
Sobre o mercado brasileiro, a Konami também fez mistério e disse que os anúncios serão feitos no fim de agosto. A expectativa é que a parceria com o Flamengo, que vem deste a última edição, prossiga.
O game chega às lojas no dia 13 de setembro nas Américas e dois dias depois na Europa. Estará disponível para PS4, Xbox One, PS3, Xbox 360 e PC.