Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Esportes

Bobô volta da Turquia com dobro de gols de gremista que "bate na trave"

27.07.2015
08:40
FONTE: GloboEsporte.com

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Braian Rodríguez lamenta gol perdido pelo Grêmio contra o Sport
Não foi à toa que o Grêmio buscou no Kayserispor, da segunda divisão do campeonato turco o aguardado reforço para o ataque da equipe de Roger Machado. Se já empolgou os gremistas antes mesmo de iniciar os trabalhos pelo clube, pela boa forma demonstrada nos exames médicos, Bobô também impressiona pelos números apresentados em sua passagem em solo europeu. Na Turquia, o centroavante consagrou-se como ídolo e maior artilheiro estrangeiro da história do Besiktas. Tanto que bastam os tentos anotados em solo turco para que tenha mais do que o dobro dos gols de Braian Rodríguez, a outra opção para a referência no setor ofensivo do elenco, em toda a carreira do uruguaio que vem "batendo na trave".

Prestes a ser apresentado de forma oficial pelo Tricolor, na tarde desta segunda-feira, no CT Luiz Carvalho, Bobô chega a solo gaúcho confiante para findar os problemas de pontaria dos gremistas. Bobô disputou 227 jogos pelo Besiktas entre 2006 e 2011. Neste período, balançou as redes 96 vezes pelo clube turco, com uma média de 0,42 gols por partida. 

Ao todo, na carreira, com passagens por Corinthians, Cruzeiro e Kayserispor, o jogador de 30 anos tem 139 gols em 373 atuações - 0,3 por partida. Braian Rodríguez, 28 anos, por sua vez, acumula 49 tentos na carreira, em 207 jogos - média de 0,2.

Não para por aí. O retrospecto do novo contratado pelo Kayserispor também anima. Na última temporada, balançou as redes 14 vezes em 24 jogos. Ao todo, tem 36 gols com a camisa do ex-clube .

Sua estreia, porém, só deve ocorrer no Gre-Nal do primeiro turno, válido pela 17ª rodada do Brasileirão, na Arena, em duas semanas. O retrospecto, aliado às características do jogador, empolga o técnico Roger Machado.

- O Bobô tem presença dentro da área, conta com bons recursos técnicos e tem uma carreira longa lá fora como artilheiro. É importante, já que vínhamos buscando dar qualidade ao nosso grupo - avalia o comandante.

O treinador evita, porém, tecer comparações entre os dois centroavantes. E mesmo que a fase de Braian Rodríguez não seja positiva. O uruguaio anotou apenas dois gols em 24 jogos com a camisa do Grêmio e ainda desperdiçou pênalti na disputa contra o Criciúma, na terceira fase da Copa do Brasil. 

No último sábado, perdeu grande chance de dar a vitória ao Tricolor contra o Sport, ao cabecear para grande defesa do goleiro Danilo Fernandes. Seu desânimo com a "onda de azar" a qual fora acometido ficou evidente na zona mista na Arena, quando pediu para não falar. Ao todo, são 11 jogos sem anotar, desde o gol diante do Figueirense, quando o treinador ainda era o interino James Freitas, em 23 de março.

- Braian entra sempre nos jogos e acredito que as características atendem às nossas necessidade. É um jogador extremamente dedicado, tem presença dentro da  área. Quando ponho o Braian, é para mudar o jogo e ter na bola aérea a possibilidade de tentar reverter as circunstâncias das partidas. Eu sei que a torcida é impaciente. Ele é muito útil para a gente. Eu coloquei em campo e por um detalhe ele não decidiu o jogo em nosso favor. O que peço ao meu torcedor é acreditar nas convicções que temos - afirma o comandante.

Com a chegada do centroavante, Roger ganha alternativa para alterar o desenho do setor ofensivo. Luan, por exemplo, tem sido utilizado de forma improvisada como centroavante e tem conseguido boas atuações. Com o ingresso de Bobô, o meia-atacante poderia voltar a cair pelos lados ou até pelo meio. Além dele e de Braian, o treinador tem ainda Pedro Rocha, Yuri Mamute e Everton para o ataque.

Bobô assinou vínculo com o Grêmio até o final de 2016. O contrato do jogador prevê um mecanismo que atrela o salário do atleta a sua "performance" com a camisa tricolor, postura adotada pela direção nas contratações da temporada. O atacante terá um salário fixo, que será acrescido de 40% caso alcance as metas de números de jogos estipulados no contrato. Como estava sem contrato desde maio, não se caracteriza como uma transferência internacional.

Revelado pelo Corinthians em 2004, Bobô anotou apenas cinco gols em 61 pelo Timão e acabou negociado com o Besiktas, em 2006. Foram seis temporadas de uma passagem vitoriosa pelo clube. O jogador foi tetracampeão e artilheiro por duas vezes da Copa da Turquia e campeão da Supercopa e do Campeonato Turco e chegou a ser convocado para a Seleção, por Dunga, em 2008, para substituir Alexandre Pato, cortado por lesão. Em 2012, foi contratado pelo Cruzeiro, mas não conseguiu repetir o mesmo desempenho em Minas Gerais - anotou apenas dois gols em 12 jogos. Acabou por retornar à Turquia para defender o Kayserispor, seu último clube.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO