Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Esportes

Brasil atinge topo da disputa por equipe, mas tem cavaleiro eliminado

16.08.2016
15:16
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Stephan Barcha foi eliminado e não salta nesta quarta-feira
Conversar sem trocar palavras. Confiar sem ter medo ou receio de qualquer obstáculo. Voar para manter o sonho do lugar mais alto. Esses são os difíceis objetivos de cavaleiros e montarias nas provas de salto do hipismo. Na manhã desta terça-feira, o time brasileiro ficou na ponta na disputa por equipes com apresentações impecáveis de Doda Miranda, Eduardo Menezes e Pedro Veniss. Mas teve uma baixa: Stephan Barcha foi desclassificado por ter utilizado a espora demais no dorso do cavalo, o que criou um pequeno machucado na montaria.  

Barcha foi o segundo cavaleiro brasileiro a se apresentar, depois de Eduardo Menezes, com Quintol. No percurso em Deodoro, cometeu duas faltas e levou oito pontos de penalidade. Mas o grande problema veio depois. Na inspeção de LandPeter do Feroleto, o cavalo brasileiro em disputa, houve mostra de machucado com sangue. Assim, a Olimpíada encerraria ali para o brasileiro. 

- Em algum momento, ele teve de fazer algum movimento que a espora dele teve que apertar o cavalo. Ali fez um pequeno sangramento mínimo. Ele não compete mais, está desclassificado. Amanhã é a mesma prova de hoje - explicou o veterinário Rogério Saito.

- O cavalo estava muito bem. Um dia após o outro, é como a vida, nosso esporte só dá uma chance. É manter a cabeça erguida, não adianta ficar me lamentando - disse Barcha na zona mista, ainda sem saber da punição. 

Como a pior nota de cada equipe é descartada, o time brasileiro passou sem qualquer punição, no topo pela briga por medalha. Também conseguiram o feito as equipes de Alemanha, Holanda e Estados Unidos. França, com um ponto perdido, e Canadá, com quatro, são os outros países bem colocados na disputa. 

Como é de praxe, os obstáculos das provas homenagearam não somente referências do Rio de Janeiro, como do Brasil inteiro. Os conjuntos transpuseram barreiras como Pelourinho e Elevador Lacerda, em Salvador, Floresta Amazônica e Escadaria Selarón, que fica entre os bairros da Lapa e Santa Teresa, no Rio.

Durante as provas, o silêncio imperava entre os competidores, o que gerava instantes de tensão. O competidor Scott Keach, da Austrália, sentiu na pele o drama da dificuldade. Acabou caindo do cavalo Fedor no oitavo obstáculo, antes de saltar sobre o rio, o que gerou um “ohhhhh” em coro das arquibancadas. Mas saiu com um justo aplauso, mesmo eliminado. Afinal, todos são campeões. 

TRÊS BRASILEIROS ZERADOS

Primeiro, foi Eduardo Menezes. Assim que entrou no circuito, foi ovacionado pela torcida. Se no domingo ele tinha sofrido uma penalidade de quatro pontos, desta vez, foi perfeito. Deu a volta por cima e com sobra.

- Assisti ao vídeo de domingo umas mil vezes. Consegui corrigir os erros junto com meu treinador. Agora, é assistir novamente, sempre temos a melhorar - contou Menezes. 

Assim como no domingo, Doda Miranda, medalhista em duas Olimpíadas, foi o mais ovacionado entre os brasileiros. E fez bonito na pista. Como se o cavalo Cornetto K flutuasse em cada obstáculo, deu aula de salto e também saiu zerado. Na comemoração, bateu no peito, como se quisesse transmitir um recado: “foi com o coração”.

- Eu fiquei bastante satisfeito, senti meu cavalo relaxado e com bastante energia. Agora é continuar treinando para seguir fazendo esses percursos como estamos fazendo - ressaltou Doda.

Penúltimo a entrar na pista, Pedro Veniss garantiu o topo para o Brasil. Junto com Quabri de L'isle, ultrapassou as 15 barreiras sem nenhuma penalidade. Na comemoração, erguer o braço para cima exibindo a mão com polegar e o dedo mindinho aberto – sinal que ficou imortalizado por Ronaldinho em tempos de Barcelona e Atlético-MG.

- Todo mundo brinca que eu adoro ir para a praia e que eu faria o “hang loose” se zerasse. Nesse calor o melhor é ir para praia surfar (risos), adoro o Rio de Janeiro. O calor da torcida é incrível, são coisas que ficarão gravadas na memória – exaltou o cavaleiro surfista.

DISPUTA INDIVIDUAL 

Se o time do Brasil vai bem na disputa por equipes, também briga na categoria individual, prova que acumula os resultados de domingo. Pedro Veniss e Doda Miranda são os dois brasileiros ainda sem qualquer falta. 

Também estão nesse seleto e impecável time : Kent Farrington (Estados Unidos), Christian Ahlmann (Alemanha), Peder Fredicson (Suécia), Maikel van der Vleuten (Holanda), Meredith Michaels-Beerbaum (Alemanha), Harrie Smolders (Holanda), Daniel Deusser (Alemanha), Sergio Moya (Espanha) e Eric Lamaze (Canadá).

Atual campeão olímpico, o suíço Steve Guerdat não foi bem nesta terça-feira. Perdeu oito pontos no percurso e deixou o favoritismo para os demais competidores. 

Nesta quarta, a partir de 10h, ocorre a final da categoria por equipes, no qual as oito melhores disputarão as medalhas. Sem Barcha, o Brasil competirá com Doda, Menezes e Veniss. Já a final individual ocorrerá na sexta-feira. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO