Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Esportes

Campeão pelo Botafogo e carreiro de 87 anos levam tocha em Trindade

06.05.2016
10:47
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Wilson Goiano recebe a chama da tocha olímpica no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade
Trindade deu o ponta pé inicial ao quarto dia de revezamento da tocha olímpica, o terceiro em Goiás. Durante uma hora, a chama passou pelas mãos de 27 condutores. Um deles é o ex-jogador de futebol Wilson Goiano, que foi campeão brasileiro pelo Botafogo em 1995. O símbolo ainda foi levado pelo carreiro Antônio Firmiano de Paula, de 87 anos, em cima de um carro de boi.

- Foi muito emocionante. Eu não tenho palavras. A felicidade é imensa - declarou o carreiro após percorrer os 200 metros.

Antônio herdou a tradição da cidade pelo contato com o pai, João Firmiano. O carro de boi é destaque em Trindade desde a primeira edição da festa do Divino Pai Eterno, em 1843. A festa religiosa é conhecida nacionalmente.

O percurso do revezamento iniciou às 8h, no Portal da Fé, localizado na entrada de Trindade. O ponto turístico religioso foi decorado com os anéis olímpicos.

A chama foi conduzida até o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, onde foi entregue a Wilson Goiano. O trajeto terminou na Praça Constantino Xavier, onde houve uma apresentação com a temática da Grécia Antiga. 

Quarto dia de tour

Trindade foi a oitava cidade goiana a receber a tocha olímpica. Saindo da capital da fé, o tour da tocha seguiu para Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital. No município, a chama passará nas mãos do artista plástico Siron Franco, um dos mais renomados no país, e conhecido internacionalmente.

De Aparecida, o comboio seguirá para Piracanjuba, conhecida como a capital nacional das orquídeas, onde a tocha olímpica será conduzida entre outros personagens por Pedro Paulo Furtado, praticante de tênis em cadeira de rodas – nasceu com lesão medular. 

A quarta parada da tocha olímpica nesta sexta-feira será em Morrinhos, onde árvores frutíferas e casarios coloniais estão na rota do tour. O símbolo dos Jogos passará pela estátua local do Cristo Redentor. 

Um dos condutores do revezamento será Arthemio Neto Perfeito. Ele se envolveu com drogas na adolescência. Sofreu uma overdose aos 24 anos e contraiu hepatite C aos 38. Há cinco anos, sua vida mudou e seu único vicio é a corrida. Foi pioneiro em ultramaratonas da cidade de Morrinhos.

No fim do dia, a tocha olímpica desembarcará em Caldas Novas, uma das maiores estâncias hidrotermais do mundo.  Leonardo Ala, animador em um clube da cidade, descerá com a tocha olímpica em um toboágua.

Em todo o percurso do dia, que contará com mais de 160 condutores, a tocha olímpica vai percorrer mais de 300 km. No sábado, o tour por Goiás será encerrado após passar pelas cidades de Pires do Rio, Ipameri e Goiandira. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO