Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Esportes

Campo Novo do Parecis promove Festival de Cultura e Jogos Indígenas

09.11.2015
08:24
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Promover a interação entre povos, quebrar preconceitos e, acima de tudo, fazer amizades. Essa é a receita de sucesso do Festival de Cultura e Jogos Indígenas do Parecis que em 2015 entra na sua nona edição. O evento será realizado em Campo Novo dos Parecis, entre os dias 19 e 22 deste mês, e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Também faz parte da programação os Jogos Interculturais Indígenas de Mato Grosso. 

Quando chega a época do evento, a cidade de Campo Novo dos Parecis se transforma numa grande aldeia que abraça todas as etnias e raças. Ao todo serão 610 atletas. São índios de várias regiões de Mato Grosso e do Brasil que irão disputar as modalidades de arco e flecha; corrida de toras; arremesso de lanças, jikunahati (cabeça-bol); tidimore e futebol. 

“É uma grande festa. O público começa um pouco tímido. Mas na medida em que vão acontecendo as apresentações culturais, as vendas dos artesanatos e as pinturas indígenas, o povo se transforma e no meio da celebração já está todo mundo com o rosto pintado e cheio de artesanato”, contou o secretário de Esportes de Campo Novo do Parecis, Sérgio Mineiro. 

Para o secretário adjunto de Esporte e Lazer (Secel), Luiz Pedro Sinohara, o evento vai ao encontro de uma das principais diretrizes do Governo do Estado, que é implementação de políticas para as minorias (índios, idosos, deficientes físicos, público LGBT, negros). 

“O planejamento da secretaria não é focado apenas no esporte de alto rendimento. Mas também prioriza as atividades de lazer e integração, como é o caso dos jogos indígenas em Campo Novo do Parecis”, destacou Sinohara. 

Como apoio ao evento, o Governo do Estado, por meio da Secel, firmou convênio de R$ 150 mil com a prefeitura de Campo Novo dos Parecis. O recurso vai ajudar nos custos do festival e jogos indígenas.
Festival cultural e jogos 

Nessa edição o evento irá envolver índios de 14 etnias de diferentes lugares de Mato Grosso e também de fora do Estado, como os Paresi Halitis (tribo da região), Xavante (Barra do Garças), Patoxó (Porto Seguro – BA) e Bakairis (Nobres) – campeões da disputa de cabo de força dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que ocorreu no mês passado, no Canadá. 

Mais do que uma competição, o secretário de Campo Novo dos Parecis ressaltou que o evento serve principalmente para cultivar o respeito e a amizade que se estabeleceu na região entre os índios e não-índios. E ressalta que a iniciativa serve de exemplo para desmistificar a figura do índio, mostrando os valores e as riquezas culturais dos povos indígenas. 

Mineiro relatou que antes havia um clima tenso entre os moradores da cidade e os índios da região, da etnia da Paresi Haliti. Nas últimas décadas a prefeitura desenvolveu um trabalho de conscientização para combater o preconceito contra os povos indígenas e hoje Campo Novos do Parecis é exemplo em todo Estado de que índios e não-índios podem conviver em harmonia e, inclusive, trocar conhecimentos. “Hoje temos Paresi professores que dão aula na rede pública e também índios que preferem estudar na cidade ao invés da aldeia”. 

Além dos jogos, o evento conta com uma série de apresentações culturais das etnias indígenas como danças, pintura corporal, artesanato, exposição fotográfica, exposição etnográfica e exibição de vídeos. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO