Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Esportes

CBF responde ao Fla, Ferj não muda recesso, e Cuéllar não joga na quarta

08.02.2016
14:49
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Cuéllar
Um dia após o diretor-executivo do futebol do Flamengo, Rodrigo Caetano, lamentar o recesso na CBF até a próxima quinta-feira, por conta do carnaval, o que impede a inscrição do volante colombiano Gustavo Cuéllar para a rodada de quarta-feira do Campeonato Carioca, a entidade nacional afirmou que não recebeu o Certificado Internacional de Transferência (ITC, na sigla em inglês) do jogador. Caetano havia dito que tinha confirmação do envio do documento, em consulta feita à Federação Colombiana de Futebol e ao Deportivo Cali. Porém, o envio teria ocorrido após 16h, o horário limite na sexta-feira para as inscrições antes do recesso.

A CBF se prontificou a fazer a inscrição na quarta-feira, de posse de todos os documentos necessários, mas, para estar apto a atuar, o colombiano precisaria também de regularização no sistema da Federação de Futebol do Rio (Ferj) até, de acordo com o regulamento do Carioca (artigo 20), o penúltimo dia útil antes da partida. Consultada, a Ferj confirmou o recesso até quinta, eliminando qualquer chance de o reforço jogar contra a Portuguesa.

A CBF, por email, destacou que a inscrição não é somente sua responsabilidade e afirmou não ter recebido o certificado até a tarde de domingo:

- A Diretoria de Registro e Transferência da CBF informa que todos os contratos que deram entrada no sistema da entidade na sexta-feira foram publicados - mais de 300 - e que até a presente data o certificado internacional de transferência do referido atleta não consta no sistema, portanto ele não está apto à inscrição. Ainda assim, vale ressaltar que, em se tratando do campeonato estadual, a condição de jogo depende de sua publicação junto ao sistema de registro da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) - disse o comunicado enviado pela CBF por email.

No sábado, após treino da equipe profissional na Gávea, Caetano afirmou ao GloboEsporte.com:

- A gente tem esperança, até porque ontem (sexta-feira) falamos com a Federação Colombiana e com o próprio Deportivo Cali, de que na próxima quinta-feira esteja regularizado. Por que na quinta? Porque lamentavelmente, desde ontem às 16h, a CBF entrou em recesso e só reabre na próxima quinta. Então, clubes que têm situações pendentes de registro de jogadores neste período vão ter de esperar até quinta. A gente espera que esteja à disposição para o clássico contra o Vasco, e aí o restante é com a comissão técnica - disse Caetano. 

O dirigente disse ter confirmado o envio do Certificado Internacional de Transferências (ITC, na sigla em inglês) ao ser questionado sobre a ausência de um funcionário de plantão nas entidades para resolver esse tipo de pendência:

- Não tem (ninguém de plantão para atualizar o BID). Estávamos esperando a chegada do ITC, após as 16h não alterava mais nada. Mas a gente tem a confirmação de que a federação e o Cali já enviaram, mas a parte de publicar mesmo, somente quando reabrir a CBF.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO