Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Esportes

Ceifador afiado: em boa fase, Dourado quadruplica sua média de gols pelo Flu

20.02.2017
08:30
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Henrique Dourado comemora um gol pelo Flu: cena já se repetiu seis vezes em 2017
Aos poucos, a desconfiança dos tricolores começa a diminuir. Depois de atuações apagadas no ano passado com a camisa do Fluminense, Henrique Dourado ensaia uma volta por cima apoiada em estatísticas e, principalmente, bolas na rede. Já são seis na atual temporada, média até agora quase quatro vezes maior do que a apresentada em 2016.

- Não vejo como uma resposta pelo ano passado. Sempre tive a cabeça muito tranquila. Esse ano tenho certeza que vai ser diferente. O individual aparece quando o conjunto está bem. E o nosso tem assimilado muito bem as mudanças nesse inicio de temporada. Não só eu estou feliz, como tudo mundo. É uma vitória de muitos - frisou o atacante, que tem sido muito elogiado por Abel por sua movimentação e participação na marcação.

A conta do Departamento de Ciência de Dados e Estatística (Decide) do Flu é simples. Mais justo do que dividir o número de gols pela quantidade de jogos, é dividir o mesmo número por cada 95 minutos jogados (tempo médio de uma partida completa). Na atual temporada, Dourado marcou seis gols e esteve em campo por 518 minutos, média de 1,1 gol a cada 95 minutos. Em 2016, foram apenas dois gols em 660 minutos, média de 0,3. Dentro do mesmo conceito, o número de finalizações também aumentou: de 1,6 no ano passado para 3,3 em 2017.

- A questão dos gols por partida ilustra bem como indicadores de desempenho muito simples podem, muitas vezes, ser injustos na avaliação do atleta. Talvez seja este um dos principais motivos capazes de impedir que muitos torcedores no Brasil aceitem melhor e até mesmo debatam futebol com base em dados. Acredito que, tal como acontece nos Estados Unidos, à medida em que todos se tornem mais familiarizados com métricas avançadas, que são bem mais consistentes em retratar o que de fato acontece no jogo, a aceitação passará a ser muito maior, e os dados se tornarão um componente fundamental do futebol também no aspecto do espetáculo e entretenimento - explicou o cientista de dados e coordenador do Decide Flu, Pedro Pereira.

Pedro usa como exemplo uma comparação do número de gols de Messi, Cristiano Ronaldo e Morata na temporada 2013/14 do Campeonato Espanhol. Morata fez oito gols em 23 jogos, o que convencionalmente corresponde a uma média de 0,3 gols por jogo. Mas ele era reserva e jogou apenas 605 minutos neste período, o que equivale a 6,4 partidas completas considerando a duração média de 95 minutos. Utilizando a divisão justa, a média de gols sobe para 1,3 e ultrapassa as estatísticas de Messi e Cristiano no mesmo período.

- A questão aqui não é querer colocá-lo no mesmo patamar, nem comparar a importância dos gols, mas apenas mostrar como a analítica pode reduzir ineficiências no processo, assim também como servir para o estabelecimento de uma melhor relação desempenho/custo. Depois disso, o Morata teve uma passagem muito boa pela Juventus, retornou ao Real Madrid, apresenta hoje um valor de mercado 3,3 vezes maior, e segue na atual temporada com uma média de 0,9 gol a cada 95 minutos pelo Real, além de ter papel importante na seleção espanhola.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO