Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Esportes

Com campeão mundial, Corinthians tenta quebrar escrita no sub-20

28.11.2014
10:46
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Giovanni tenta se reerguer no Corinthians
O Corinthians tentará quebrar um tabu de 16 anos na próxima semana. Finalista do Campeonato Paulista sub-20 após uma década, o Timão enfrentará o Grêmio Osasco para encerrar o jejum. Entre os jogadores formados pelo clube que buscam a taça está Giovanni, meio-campista que integrou o elenco campeão mundial contra o Chelsea, em 2012. Foi desta equipe que saiu Gustavo Tocantins, promovido à categoria profissional pelo técnico Mano Menezes no mês passado. 

A rotina de treinos do sub-20 também é pesada. Maior campeão da história da Copa São Paulo de Juniores, com oito títulos, o Corinthians frustrou a torcida ao ser eliminado logo na primeira fase da Copa do Brasil da categoria, pelo Atlético-PR. No Paulistão, a oportunidade é dupla: apagar as más lembranças recentes e vencer um torneio na categoria que é o último passo antes do time principal.

No comando do “Timãozinho”, assim como no time profissional, um gaúcho: Osmar Loss, contratado em setembro do ano passado, tem postura semelhante à de Mano Menezes na beira do campo. A reportagem do GloboEsporte.com acompanhou o treino do sub-20 na última quinta-feira, na Fazendinha: foram três horas de conversas, dicas e orientações. A participação do treinador, em cada minuto do treino, é intensa.  

- Já são 10 anos sem ir a uma final de Paulista. Estamos muito esperançosos em conquistar o título dentro do estado, até porque é uma competição nos moldes do Campeonato Brasileiro, vai de maio até dezembro, e a equipe de trabalho mais coeso ao longo da competição - comentou Loss.  

Do coletivo ao trabalho de bolas paradas, passando pela troca de passes e pela marcação, o técnico é minucioso. Loss interrompe o trabalho sempre que necessário para corrigir a postura dos jogadores e explicar como eles devem proceder. A formação técnica visa não somente à conquista de títulos. O técnco quer todo seu elenco pronto para o time profissional.  

- Temos atletas experientes, que já jogaram em equipes profissionais, no Corinthians ou não. Há também uma safra de jovens que vêm dando uma sustentação muito boa. O trabalho planeja o momento atual, mas olha para frente. Um trabalho de base em um clube desse tamanho tem de ser dessa maneira.  

Caçula dos 23 jogadores levados por Tite ao Japão em dezembro de 2012 para a disputa do Mundial de Clubes, o meia Giovanni é um dos trunfos do técnico para a conquista do Paulista sub-20. Se no elenco campeão em Yokohama ele tinha o título da Copinha daquele ano como principal credencial, desta vez as passagens por outros dois clubes como profissional devem contar a favor do Timãozinho.  
 
- Estamos em um clima bem legal. Não fui reintegrado por opção do professor Mano e voltei ao sub-20. Eu estou aprendendo bastante. Voltar a respirar o ar do Corinthians é muito bom. Se eu fizer uma boa final agora no Paulista e um bom Brasileiro em dezembro, com certeza vou ter chance entre os profissionais de novo - contou o jogador.  

Após o treino de quinta-feira, Osmar Loss reuniu todo o grupo para uma visita ao memorial do Corinthians, localizado no Parque São Jorge. 

- É obrigatório para todos - disse, de forma curta e clara para os jogadores, após quase três horas de atividade em campo. A intenção é que todos fiquem cientes de que a conquista do Paulistão sub-20 pode ser um passo importante para escrever história dentro do clube e ficar eternizado ao lado dos ídolos.

O Timão inicia a disputa contra o Grêmio Osasco, sábado, às 19h (horário de Brasília), fora de casa. O jogo de volta está marcado para o dia 6, exatamente uma semana depois, às 10h, na Fazendinha. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO