Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Esportes

Comissão de Ética aguarda denúncia para investigar conselheiro do Timão

02.05.2016
08:45
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Mané da Carne (à direita) é acusado de enganar empresário
A Comissão de Ética e Disciplina do Conselho Deliberativo do Corinthians aguarda denúncia formal para abrir investigação sobre o conselheiro Manoel Ramos Evangelista, o Mané da Carne, acusado de enganar um empresário americano na venda dos direitos econômicos do jogador Alyson, de 16 anos, cria das categorias de base do clube alvinegro, e cobrá-lo por procurações para representar o Timão no exterior.

Presidida pelo conselheiro Sérgio Alvarenga, a comissão está ciente dos fatos que envolveram Mané da Carne e o ex-gerente da base Fábio Barrozo. No entanto, ela só pode abrir investigação se houver a provocação por parte de qualquer associado do clube.

– Pelo estatuto, qualquer associado (pode formalizar denúncia). Mas a provocação tem de estar minimamente sustentada por elementos de convicção. Elementos de prova, evidências – explicou Sérgio Alvarenga.

O estatuto do Corinthians prevê três tipos de punição a quem infringe as regras do clube: advertência escrita, suspensão e desligamento. Conselheiros do clube acreditam que Mané da Carne deve ser enquadrado no último caso. De acordo com o documento, há cinco situações passíveis de desligamento:

– Reincidir na prática de atos punidos com suspensão;
– Deixar de pagar três contribuições associativas consecutivas;
– For condenado por sentença transitada em julgado pela prática de crimes hediondos ou infamantes;
– Cometer ato grave contra a moral social desportiva ou contra dirigente em função de seu cargo;
– Denegrir a imagem do clube.

Em todos os casos, há direito de defesa assegurado. Caso a denúncia chegue à Comissão, Mané da Carne deverá ser chamado para prestar esclarecimentos ao órgão e dar sua versão dos fatos. O conselheiro não foi encontrado pela reportagem para falar sobre a acusação.

Manoel Ramos Evangelista é uma das pessoas mais influentes dos bastidores do Corinthians e sempre foi ligado às categorias de base. Ele tem fácil acesso a todos os departamentos do clube e aparece como figura constante em viagens do elenco profissional em partidas da Taça Libertadores e do Campeonato Brasileiro. O estatuto do clube proíbe a participação de conselheiros em negócios com o clube.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO