Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Esportes

Como a convocação da seleção olímpica pode mudar o Palmeiras

29.06.2016
10:15
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Fernando Prass pode desfalcar o Palmeiras por seis rodadas
O Palmeiras volta aos trabalhos na Academia de Futebol nesta quarta somente à tarde. Mas, horas antes, jogadores e torcedores do Verdão devem acompanhar atentamente a entrevista coletiva de Rogério Micale, na Confederação Brasileira de Futebol, quando o técnico vai divulgar a convocação da Seleção para a disputa da Olimpíada do Rio-2016.

Sensação do futebol brasileiro e alvo de diversas especulações entre grandes clubes da Europa, Gabriel Jesus é nome quase certo na disputa. No último domingo, inclusive, ele recebeu dicas do ex-atacante Ronaldo Fenômeno, em entrevista ao programa Esporte Espetacular.

Quem também tem boas chances de aparecer na lista final é Fernando Prass. Aos 37 anos, o goleiro palmeirense vive expectativa de ser convocado pela primeira vez na carreira. Mesmo focado na disputa do Brasileirão pelo Verdão, o atleta, que deve ser um dos jogadores da Seleção com idade acima dos 23 anos, já afirmou que seria um sonho disputar a Olimpíada.

Durante a preparação da equipe, o volante Matheus Sales (21 anos) e o lateral-direito João Pedro (19 anos) também foram testados por Micale, mas a dupla aparece correndo por fora.

Caso as convocações sejam confirmadas, Cuca terá de mexer na equipe em pelo menos seis rodadas: contra Atlético-MG (24 de julho, em São Paulo), Botafogo (1º de agosto, local indefinido), Chapecoense (4 de agosto, em Chapecó), Vitória (7 de agosto, em São Paulo), Atlético-PR (14 de agosto, em Curitiba) e Ponte Preta (21 de agosto, em São Paulo).

Para a vaga de Prass, Cuca já afirmou que o preparador Oscar Rodriguez será o responsável pela escolha. Vagner chegou ao clube em janeiro deste ano para a vaga deixada por Aranha e ainda não atuou. Jaílson foi contratado em 2014 e entrou em campo três vezes, enquanto  Vinicius Silvestre, formado nas categorias de base do clube, é visto como aposta de futuro.

No ataque, o treinador terá de analisar opções ou até mudar o esquema tático palmeirense para suprir a ausência de Gabriel Jesus, artilheiro do time em 2016 com 16 gols marcados. A única certeza de momento é que Cristaldo, que acertou com o Cruz Azul, do México, e Alecsandro, suspenso por doping, não são mais opções.

Para manter um trio ofensivo de velocidade, Cuca tem apenas uma única opção com características semelhantes a de Gabriel Jesus: Erik. Contratado em janeiro, ele atuou em 15 jogos no ano e não marcou nenhuma vez, mas pode atuar centralizado e manter o ritmo do ataque alviverde. Allione, que faz fortalecimento muscular, pode voltar nas próximas semanas e atuar pelo lado, formação que deslocaria Dudu para o meio.

Lucas Barrios, que vai voltar a ser aproveitado pela comissão técnica, e Leandro Pereira, que acerta os últimos detalhes do empréstimo de um ano, fazem mais a função de pivôa.

Outra opção seria preencher mais espaços no meio de campo, com Jean (ou Matheus Sales ou Thiago Santos), Tchê Tchê, Moisés e Cleiton Xavier. Outra possibilidade para dar mais posse de bola é Rafael Marques, mas tal opção diminuiria consideravelmente a intensidade ofensiva pregada pela comissão técnica palmeirense.

O técnico Rogério Micale vai divulgar a lista para a disputa da Olimpíada do Rio-2016 com 18 atletas e quatro suplentes - a relação pode contar com até três jogadores acima de 23 anos. A convocação ainda deve ser alterada já que nem todos os atletas foram liberados por seus clubes. Os escolhidos para representar a seleção brasileira se apresentarão na Granja Comary no dia 18 de julho - a disputa da medalha de ouro será no dia 20 de agosto.

O GloboEsporte.com acompanha a convocação da Seleção em tempo real nesta quarta-feira a partir das 10h20 (horário de Brasília), direto do Rio de Janeiro.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO