Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Esportes

Como superar Martín Silva? Botafogo prega tranquilidade e pontaria por gol

02.05.2016
10:10
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Martín Silva vem atuando adiantado para cortar lançamentos nas costas da zaga
"O Martín teve uma grande atuação, deu no que deu". As palavras do técnico Ricardo Gomes em entrevista coletiva no Maracanã, após a derrota por 1 a 0 do Botafogo para o Vasco, no primeiro jogo da final do Campeonato Carioca, retratam bem o que foi o duelo: domínio alvinegro e um carrasco cruz-maltino. O time de General Severiano criou as melhores oportunidades, mas o goleiro se mostrou eficiente no mano e mano: parou Ribamar e atrapalhou Bruno Silva. E não foi a primeira vez. No encontro anterior - o arqueiro não jogou o segundo dos três clássicos por estar com a seleção do Uruguai -, também já havia levado a melhor sobre Ribamar e feito milagre em finalização de Neilton. Afinal, como superar o paredão uruguaio?

Se ainda quiser ser campeão carioca, o Botafogo vai precisar encontrar a resposta para esta pergunta e vazar um goleiro que sofreu só nove gols em 17 jogos na temporada - quase um a cada duas partidas. Do atual elenco, o único que já conseguiu o feito foi o zagueiro Emerson, que está lesionado e surpreendeu o arqueiro com uma bomba em cobrança de falta no ângulo no primeiro duelo entre as equipes. Mas os jogadores alvinegros não veem a tarefa como impossível e para isso pregam duas coisas: tranquilidade e pontaria.

- Não é que ele cresce, às vezes a finalização está acabando em cima dele. Acho que tem que tentar tirar um pouquinho dele para fazer o gol. Está faltando um pouquinho mais de sorte. A gente está criando situações, mas infelizmente a bola não está entrando. Tem que ter um pouquinho mais de calma na hora da finalização para o gol poder sair - avaliou Gegê.

Martín Silva vem atuando adiantado, permitindo que ele saia do gol e chegue primeiro na bola nos lançamentos para os atacantes nas costas dos zagueiros. No segundo tempo do clássico, Fernandes percebeu isso e tentou um gol do meio de campo, mas também não deu certo.

Bruno Silva não chegou a parar em Martín, mas ao tentar tirar do goleiro acabou pegando forte demais na bola e desperdiçando grande chance. O volante elogiou o arqueiro da seleção uruguaia, mas mostrou confiança em mudar o roteiro no jogo decisivo e citou como exemplo que o mais difícil, que é criar chances de gol, o Botafogo já vem conseguindo fazer.

- É um grande goleiro, eu tive uma chance ali e foi mérito dele também, saiu muito bem. Acho que tirei um pouquinho demais. É trabalhar, como o Ricardo falou, ter calma para quando chegar cara a cara ter a tranquilidade de poder tirar do goleiro. A gente está conseguindo o mais difícil, que é colocar o companheiro em situação de fazer o gol. Não tem nada decidido, tem mais 90 minutos ainda. A gente vai trabalhar para aprimorar essas chances. Na outra semana vamos ter mais oportunidades e vamos fazer.

O Botafogo volta a enfrentar o Vasco no próximo domingo, às 16h (de Brasília) no Maracanã. Como perdeu o primeiro duelo, o Alvinegro terá que marcar gols: se vencer por um de diferença, levará a decisão para os pênaltis; para ser campeão direto, precisará de dois ou mais de saldo.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO