Enquanto boa parte dos jogadores do Náutico trabalha diariamente buscando uma vaga no time titular do Náutico, um jogador em especial no elenco alvirrubro parece estar completamente esquecido pelos treinadores do Timbu. Além do meia Rogerinho, que se recupera de um contusão grave no joelho, o lateral-direito João Ananias é o único dos 26 jogadores do elenco que ainda não tiveram uma oportunidade para jogar.
João subiu das categorias de base do Náutico para o time profissional em 2012, quando o Timbu era comandado pelo técnico Waldemar Lemos e a sua última oportunidade de atuar já faz quase um ano. Foi no segundo jogo da semifinal do Campeonato Pernambucano do ano passado, quando enfrentou o Sport sob o comando de Alexandre Gallo.
Depois daquele dia, apesar de não ter comprometido para a eliminação do Náutico, o lateral-direito João Ananias foi simplesmente esquecido por todos os técnicos. Na Série A do Campeonato Brasileiro não teve nenhuma oportunidade com o técnico Alexandre Gallo.
A rotina de só treinar e nunca jogar seguiu com o técnico Vágner Mancini no início desta temporada. A concorrência de João Ananias na época de Mancini era com Maranhão e Auremir, que não estavam dando brechas.
No entanto, o maior exemplo do esquecimento de João Ananias no Náutico veio com o técnico interino Levi Gomes, que teve uma ótima oportunidade de escalá-lo no último domingo, contra o Serra Talhada, mas preferiu improvisar o volante Dadá na posição.
Informações de bastidores dão conta de que o lateral teria recebido uma proposta de um time do interior no início da temporada, mas nem quis abrir as negociações por preferir permanecer no Náutico.