Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Esportes

Cristóvão festeja retorno ao futebol do amigo Ricardo: "Mais feliz até que ele"

24.07.2015
09:03
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • A última vez em que trabalharam juntos foi em 2011, no Vasco
Lá se vão mais de três décadas de amizade. Desde a época de jogador, quando atuaram juntos pela primeira vez, no Fluminense, entre 1982 e 1983, até o comando técnico, que se estendeu pelos anos 2000. Cristóvão Borges foi auxiliar de Ricardo Gomes, passando por Juventude, o próprio Fluminense, Flamengo, São Paulo e encerrando no Vasco. Em 2011, os destinos profissionais se separaram - nunca a amizade. No dia 28 de agosto daquele ano, Gomes sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) durante clássico contra o Flamengo. Não pode treinar mais nenhum time desde então. Borges, por sua vez, assumiu a frente do Cruz-Maltino e, de lá para cá, seguiu sua carreira como técnico.

Hoje comandante do Flamengo, Cristóvão Borges vê seu grande amigo, seu "irmão", voltar a trabalhar. Ricardo Gomes foi anunciado nesta quarta-feira como novo técnico do Botafogo, após demissão de René Simões. Recuperado fisicamente e liberado pelos médicos, é o primeiro clube que assume em quatro anos. Uma felicidade que chega a ser maior para os amigos. Ainda mais para aquele que o conhece há mais de três décadas...

- Pô, o Ricardo é praticamente meu irmão. É a maior alegria dos últimos tempos. Maior felicidade. Estou muito contente, muito feliz, pela volta dele, por estar vendo ele motivado, com vontade. Me deixou muito feliz. Ele está bastante empolgado, é uma oportunidade boa. Eu sou suspeito para falar sobre isso. Os amigos todos, nós estamos mais felizes até do que ele - falou Cristóvão, ao GloboEsporte.com.

Muito do que Cristóvão aplica no seu dia a dia hoje, aprendeu com Ricardo Gomes, durante os anos em que passaram lado a lado à beira do campo. Ao amigo, o técnico do Flamengo é só elogios:

- Aprendi demais com ele. O Ricardo tem um conhecimento tático muito grande, capacidade de gerir grupo, é um cara muito observador, com formação de alto nível. Me beneficiei estando perto dele, trocando ideias. Aprendi muito, com toda essa capacidade. Ele é uma pessoa inteligente. Foi um grande atleta e se tornou um grande treinador. Tive o privilégio de vê-lo trabalhar e de conviver com ele profissionalmente.

Mesmo tendo seu nome confirmado na quarta-feira, Ricardo Gomes deve iniciar os trabalhos efetivamente apenas na próxima semana. Contra o Bahia, neste sábado, quem comandará a equipe é o interino Jair Ventura, assim como contra o Criciúma, na terça-feira. No entanto, Ricardo deve acompanhar os treinamentos no Estádio Nilton Santos desta sexta e de segunda, dando inclusive a preleção aos jogadores para a partida contra os catarinenses.

O novo técnico terá o desafio de encontrar uma nova formação para o Botafogo, uma vez que o time perdeu jogadores - saíram Rodrigo Pimpão, Gilberto, Marcelo Mattos, Bill e Jobson - e chegaram novos nomes nos últimos dias - os uruguaios Gonzalo Bazallo e Alvaro Navarro e os volantes Serginho e Rodrigo Lindoso foram apresentados no Engenhão. O amigo Cristóvão sabe que Ricardo Gomes terá trabalho, mas confia também na sua competência.

- Já é um desafio pela função. É como juiz de futebol, é desafio o tempo todo. Mas o Botafogo está mostrando que tem condições para subir (para a Série A do Brasileiro). Claro que o Ricardo terá trabalho. Em qualquer lugar ele teria trabalho. Nossa profissão é desafiadora. E isso está motivando ele. O Ricardo é competente, e é por isso que ele aceitou treinar - disse.

Por fim, Cristóvão Borges acredita no potencial do amigo para contribuir nos debates sobre o futuro do futebol. No começo do mês de julho, por exemplo, o Senado aprovou a Medida Provisória 671, a MP do Futebol. Ainda precisa passar pela sanção presidencial para virar definitivamente lei. O projeto refinancia as dívidas dos clubes de futebol com a União em troca de novas regras de gestão. Neste mês, também, ex-técnicos da seleção brasileira se reuniram na CBF para discutir os rumos da modalidade no país.

- Profissionalmente falando, a volta dele significa muita coisa. Ele é um grande treinador. E estamos vivendo um momento importante de reflexão sobre melhorias no futebol. Ele tem muita capacidade, pela competência, pelas opiniões, e tenho certeza de que ele vai contribuir no debate também. O futebol agradece a volta dele - completou.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO