Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Esportes

Cruzeiro possui bom retrospecto quando tem vantagem no mata-mata

26.05.2015
09:11
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Dayro Moreno foi o carrasco do Cruzeiro na eliminação para o Once Caldas, em 2011
A vantagem em uma disputa nunca é sinônimo de confronto vencido. Afinal, a história mostra que reviravoltas são mais que possíveis em confrontos que valem vaga na próxima fase. Mas a história do Cruzeiro, na Libertadores, mostra que, quando a Raposa ganha a primeira partida de um mata-mata, é meio caminho andado para passar de etapa na principal competição continental.

Mais um capítulo dessa tradição poderá ser escrita contra o River Plate, nesta quarta-feira, no Mineirão. Por ter vencido o jogo no Monumental de Nuñez por 1 a 0, em Buenos Aires, a equipe celeste joga por um empate para se garantir nas semifinais e continuar sonhando com o tricampeonato da Libertadores.

Pelo menos a história pode deixar o torcedor do Cruzeiro mais confiante do que já está. Nos nove jogos de mata-mata que o time estrelado saiu vencedor do primeiro duelo, pela Libertadores, em oito deles, manteve a vantagem e conseguiu a classificação. Por coincidência, a primeira vítima foi o River Plate, em 1976, na final da Libertadodres. Em uma decisão de três partidas, o Cruzeiro venceu o primeiro confronto, no Mineirão, perdeu o segundo, na Argentina, mas venceu o terceiro embate, em solo neutro, no Chile.

Nas outras oportunidades, a disputa foi em apenas dois jogos. Quem foi eliminado? Grêmio e Colo-Colo, do Chile, pelas quartas e semifinais de 1997, respectivamente. Em 2001, o El Nacional, do Equador, nas oitavas. Contra a Universidad de Chile (oitavas de final), São Paulo (quartas) e Grêmio (semifinal) da edição de 2009. No ano seguinte, o Nacional, do Uruguai, também foi eliminado do mesmo jeito, nas oitavas de final.

Exceção

A única vez em que o Cruzeiro foi eliminado da Libertadores, mesmo vencendo a primeira partida do mata-mata, foi em 2011. Após ter a melhor campanha da primeira fase da competição, a Raposa tinha o Once Caldas, da Colômbia, pela frente. No jogo de ida, vitória por 2 a 1, em Manizales. Na volta, na Arena do Jacaré, entretanto, atuação apática e derrota por 2 a 0, o que culminou na eliminação do time celeste.

Resta ao torcedor cruzeirense apoiar a equipe mineira contra o River Plate, na próxima quarta, e continuar sonhando com o tricampeonato. Um empate basta à Raposa para que ela se garanta entre os quatro melhores da Libertadores.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO